Escolher Programas:

  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Europa

O Programa AFS – Estudar no Estrangeiro é uma experiência de intercâmbio destinada a estudantes do Ensino Secundário. Os/as estudantes AFS vivem durante um ano ou trimestre noutro país com uma família de acolhimento voluntária, frequentam uma escola secundária local e envolvem-se com a comunidade envolvente.

O/a estudante AFS, a sua família de acolhimento e os seus novos amigos vão poder partilhar os seus conhecimentos e alargar a sua visão do mundo, que nunca mais será a mesma. Aprender através das experiências AFS implica um crescimento e mudança dos valores pessoais, estabelecimento de relações interpessoais, conhecimento e sensibilidade intercultural e consciência global de assuntos internacionais.

Disponibilizadas vagas extra para o Programa AFS - Estudar no estrangeiro 2017/2018!

Até 31 de Março de 2017 estudantes do Ensino Secundário podem candidatar-se a participar num intercâmbio AFS trimestral ou anual, viver com uma família de acolhimento e frequentar a Escola Secundária local. Os destinos com vagas extra são os seguintes:

Programa AFS anual: Bósnia e Herzegovina, Costa Rica, Eslováquia, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Polónia, Rússia.

Programa AFS trimestral – Cidadania Europeia: Bélgica Flandres, Bélgica Francófona, Bósnia e Herzegovina, Eslováquia, Itália, Rússia.

Inscreve-te já!

Atreve-te a abrir o teu mundo a um mar de possibilidades!

As experiências interculturais AFS transformam a tua vida para sempre! #AFSeffect
STU_GLOBAL

Atreve-te a ser global!

Vive noutro país com uma nova família. Aprecia diferentes tradições. Dedica o teu tempo a reconhecer, valorizar e a aprofundar as tuas visões sobre diferentes perspetivas, culturas, religiões e questões globais importantes.

STU_CHANGE

Atreve-te a mudar!

Abre a tua mente a uma nova forma de ver o mundo e contribui também para que outros consigam ver o mundo da forma como tu o vives. Constrói pontes entre culturas ao criar amizades que irão durar uma vida inteira.

STU_FLUENT

Atreve-te a ser fluente!

Frequenta uma nova escola, aprende uma língua nova e descobre como criar laços com pessoas de outras culturas e origens – competências que trarás contigo de volta para casa e que irão permanecer para toda a vida.

STU_YOU

Atreve-te a crescer!

Descobre coisas novas sobre ti mesmo e sobre o teu papel neste mundo. Aprende a transformar situações desafiantes em oportunidades valiosas para cresceres e te tornares mais maduro.

Testemunho AFS

“Estou rodeada de novidades! Algo tão simples como apanhar um autocarro pode tornar-se uma aventura.”

—Helena Pinto, estudante AFS de Portugal para a Suíça, 2016-2017

Ler testemunho

Como me posso tornar um AFS’er?

Se tens entre 15 e 18 anos, bom aproveitamento escolar e não tens problemas de saúde e emocionais impeditivos, então estás pront@ para te candidatar! Aqui está o que deves esperar da tua viagem intercultural com o AFS:
STEP1

Inicia a tua pré-inscrição!

A candidatura é composta por duas fases: a pré-inscrição de carácter nacional e a candidatura a nível internacional. Sabermos aspectos chave sobre ti irá ajudar-nos a facilitar a tua experiência AFS!

Inscreve-te já!
STEP2_ST

Participa no Campo de Selecção!

A tua participação no Campo de Selecção, a ficha de inscrição e as entrevistas dizem-nos o quão preparad@ estás para realizar um intercâmbio internacional. O número de vagas para cada destino é limitado e regra geral inferior ao número de candidatos interessados, pelo que recomendamos que estejas motivad@ para realizar a tua experiência AFS em pelo menos 3 destinos diferentes.

STEP3

Preenche o Processo Internacional!

Esta é a fase em que te dás a conhecer à tua potencial família de acolhimento, vais ao médico para te certificar que estás de boa saúde física e emocional, partilhas as tuas informações académicas actualizadas, entre outras informações pertinentes. Sabermos estas informações irá ajudar-nos a encontrar uma família e escola de acolhimento!

STEP4_VOL

Participa nos Campos de Orientação!

As sessões de Orientação AFS (antes, durante e depois do Programa) são fundamentais para que @s jovens estejam preparad@s para a experiência que é viver noutro país, em casa de uma família com hábitos diferentes dos seus, numa escola nova e com novas amizades. Por este motivo, todos os momentos de Orientação são de presença obrigatória para tod@s @s participantes.

STEP5_ST

Entra no avião e atreve-te a conhecer o mundo!

@s voluntári@s AFS, famílias de acolhimento e membros de staff estão dedicados e preparados para fazer do teu Programa AFS uma experiência de aprendizagem intercultural que nunca irás esquecer!

Bolsas AFS

De forma a garantir diversidade sócio-económica e geográfica dos/as participantes nos seus Programas, a Intercultura- AFS Portugal tem procurado atribuir, ao longo dos anos, Bolsas AFS. Assim, também para o ano lectivo 2017/2018,  a Intercultura – AFS Portugal tem prevista a atribuição de bolsas de forma a apoiar jovens cujo rendimento familiar não lhes permite participar no Programa AFS – Estudar no Estrangeiro nas condições normais.

Saber mais

Conhece AFS'ers de todo o mundo!