Aqui estou eu. Num mundo a milhares de quilómetros do meu. Um mundo espetacularmente diferente daquilo a que os meus olhos estavam habituados. Aquilo a que agora chamo de meu mundo e onde me sinto como numa segunda casa. Costa Rica.

Hoje, atrevo-me a escrever um testemunho sobre isto que digo ser o melhor ano da minha vida.

Chamo-me Maria, tenho 17 anos fresquinhos e estou a viver a maior aventura em que me podia meter nesta etapa da vida.

Começo por dizer que tive a grande sorte de ficar numa das melhores províncias do país se não a melhor. Estou realmente num paraíso. Calor todos os dias, as praias mais lindas a meia hora de minha casa, ondas ótimas para brincar um bocadinho com a prancha, pessoas super amigáveis e abertas que transmitem “boas vibes” a toda a hora, e muito mais.

Bem, este país em 15 palavras. Natureza, praias, “mae”, frango frito, “gallo pinto”, frutas tropicais, MUITO, MUITO calor e PURA VIDA. Até parece fácil explicar. Talvez seja isto que um turista realmente experiencia deste país. No entanto, há uma grande diferença entre um turista e um intercambista. Para um intercambista há uma dimensão difícil de explicar. O sentimento que cada experiência transmite.

Começar por “PURA VIDA”, as duas palavras que mais me descrevem. Acho que passado 6 meses ainda não vos consigo explicar o que realmente significam. Só sei que estas duas palavras me salvaram de muitas quando ainda não estava completamente confortável com o espanhol. Mas também vou ser sincera: penso que nem a maioria dos costarriquenhos vos vai conseguir explicar a dimensão destas duas palavras que se sentem e que se vivem de forma tão simples. É como se fosse un “mood”.

Passemos ao “gallo pinto”. Preparem-se porque vão comer “arroz com feijão” 24/7 e vão adorar e engordar muito.

O tão famoso “frango frito” nas viagens de autocarro.

Fico tão irritada quando estou num autocarro, em pé, cheio de pessoas e com uma hora de viagem pela frente e começo a sentir o cheiro a “pollo frito” do senhor que vai no primeiro assento da frente. Parece que sinto a gordura no ar.

Falando do calor. Digo-vos que o calor daqui é inacreditável e por vezes insuportável. Mas é tão bom passar um ano inteiro assim com este calorzinho… daquele que só estamos bem com uma ventoinha em cima, dentro do mar ou debaixo de uma palmeira a beber água de coco.

Termino com o tal “mae”.  Uma expressão costarriquenha que se usa para referir a qualquer pessoa. Estejam 100% seguros de que vão ouvir “mae” em 95% das conversas que vão ter com os vossos amigos e família ou até com desconhecidos. Difícil vai ser para mim deixar o “mae” quando voltar para Portugal.

Aconselho vivamente a Costa Rica como opção de intercâmbio. Há coisas tão boas aqui! Este país tem surpresas e maravilhas por todo o lado e é suficientemente pequeno para conseguirem facilmente conhecer e viver as outras faces completamente diferentes que tem a Costa Rica.

E em relação às relações interpessoais, na verdade, não se preocupem. Os costarriquenhos são pessoas sempre abertas a conhecer-vos e a mostrar-vos um pouco mais desta linda cultura.  São pessoas super “tuanis” e pura vida. Ficam com esta por descobrir!

Para terminar.

Eu cresci tanto nestes meses e de uma forma tão rápida que nem acredito. Admito que nem sempre é fácil lidar com tudo sozinha sem ter aquele abraço da mãe, mas é nesses momentos que crescemos mais.

Estou feliz, tão feliz de estar a viver ao máximo este grande sonho!

Boa sorte! E desfrutem deste ano que não só será “o” ano das vossas vidas como também será uma vida num ano!

PURA VIDA!

Maria A.
Estudante AFS 2019-2020 | Portugal – Costa Rica