Experiências interculturais: percursos de aprendizagem inovadores

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Estudar no estrangeiro

Os Programas AFS são apoiados por objectivos educacionais que têm como principal objectivo fomentar as competências interculturais dos participantes. O resultado revela-se numa preparação consistente para saber estar e viver numa sociedade global diversificada.

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Voluntariado

O voluntariado AFS é formado para orientar percursos de aprendizagem para estudantes, famílias e outr@s voluntári@s.

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Famílias de Acolhimento

O acolhimento de um/a estudante estrangeiro corresponde igualmente a uma experiência de aprendizagem que permite abrir os horizontes familiares, reconhecer e aceitar as diferenças culturais que existem no mundo, bem como a nossa própria identidade cultural.

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Escolas

A Intercultura apoia as escolas na criação de sessões dinâmicas sobre Aprendizagem Intercultural, na promoção de intercâmbios de escolas e de eventos que possam enriquecer toda a comunidade escolar.

Percurso de Aprendizagem para participantes AFS

@s estudantes AFS têm a oportunidade de alargar as suas perspectivas, ganhar uma noção do mundo para lá das suas comunidades e sentir-se confortáveis na interacção com pessoas de outros países e culturas. Para apoiar este processo, a rede AFS e a Intercultura desenvolveram um Percurso de Aprendizagem d@ Estudante AFS! Conheça a fundo este Percurso!

 

Saber mais
Pirâmide-objectivos-educativos

Os 16 Objectivos Educacionais AFS são a base do Percurso de Aprendizagem d@ Estudante AFS. Este objectivos estão agrupados em 4 áreas: nível pessoal, nível interpessoal, cultural e global!

Os 16 Objectivos Educacionais AFS

  1. Nível pessoal: Valores e competências pessoais

@s estudantes AFS são desafiados a reavaliar os seus valores, a serem activos na resolução de problemas e a tomarem as suas próprias decisões, aprendendo a transformar situações difíceis em oportunidades de crescimento pessoal. Em geral, nesta fase, os jovens conquistam:

  • Auto-conhecimento
  • Pensamento criativo
  • Pensamento crítico
  • Motivação e autoconfiança

2. Nível interpessoal: Construção de relacionamentos interpessoais

@s estudantes AFS envolvem-se na vida quotidiana de uma diversidade de pessoas no seu novo ambiente. Estas novas relações aperfeiçoam a sua capacidade de comunicação e as suas competências linguísticas e capacitam os jovens para o trabalho em equipa. Neste nível, @s estudantes ganham:

  • Empatia com o outro
  • Flexibilidade e competências sociais
  • Competências de comunicação
  • Competências linguísticas
  • Maior sentido de responsabilidade e compromisso

3. Nível Cultural: Conhecimento e Sensibilidade Intercultural

A experiência de intercâmbio AFS aprofunda as percepções dos estudantes sobre a sua cultura de origem, assim como o seu conhecimento e valorização das suas culturas de acolhimento. Este patamar de aprendizagem é propício a:

  • Construção de amizades entre pessoas de diferentes culturas
  • Aquisição de conhecimentos e de sensibilidade face a outras culturas
  • Capacidades de comunicação não-verbal
  • Capacidade de adaptação a contextos multiculturais

4. Nível Global: Consciencialização sobre temas globais

As actividades de aprendizagem AFS encorajam os estudantes a alargar as suas perspectivas sobre temas e preocupações globais e alerta-os para a necessidade de consolidar sensibilidades culturais para atingir soluções viáveis. A rede AFS estimula ainda @s estudantes a utilizar estas percepções na construção de um mundo mais pacífico e justo – em casa e em todo o mundo. Nesta fase, @s estudantes adquirem competências de:

  • Cidadania global
  • Valorização da interdependência a nível internacional
  • Compromisso de contribuir para a comunidade global

Os programas de aprendizagem AFS são:

Transformadores

Os desafios interculturais e os momentos de aprendizagem fazem parte da vida quotidiana, das salas de aula e dos espaços públicos. As experiências AFS são transformadoras, no sentido em que preparam pessoas de todas as idades para se envolverem, lidarem e cooperarem com diferenças culturais. A aprendizagem intercultural provoca mudança!

Estruturados

Os Programas AFS são acompanhados de momentos de orientação, actividades e exercícios que estão directamente ligados a uma matriz de objectivos educacionais. Voluntári@s e profissionais com formação e experiência apoiam @s participantes durante o seu percurso de Aprendizagem Intercultural de forma progressiva e sustentável, com o objectivo de formar cidadãos e cidadãs globais, responsáveis por uma mudança social positiva nas suas comunidades e no mundo.

Não-formais

As sessões de formação e orientação e as actividades organizadas pela rede AFS e pela Intercultura têm lugar fora de uma sala de aula ou de um cenário tradicionalmente académico e estimulam a participação activa de todas as pessoas presentes. As actividades são organizadas e estruturadas de maneira flexível e o seu conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas.

Empíricos

A rede AFS e a Intercultura acreditam num processo de aprendizagem baseado numa experiência e vivências práticas do dia-a-dia. @s participantes nos Programas AFS são orientados para aprender e dar significado às suas experiências, através de ferramentas que apoiam reflexões e análises de forma estruturada. Posteriormente, são encorajados a experimentar e a adequar os seus comportamentos com base no seu processo de aprendizagem.

Para toda a vida

A Aprendizagem Intercultural é uma aprendizagem ao longo da vida, com um ponto de partida e marcos regulares, mas sem uma verdadeira data de fim. @s AFSers começam a aprender com o seu primeiro contacto com a organização e continuam a crescer mesmo depois de terem terminado oficialmente o seu Programa. Muitos estudantes ou famílias continuam o seu percurso tornando-se voluntári@s da organização para continuarem a aprofundar as suas competências.