Olá!

O meu nome é Michelle, venho da Alemanha e tenho 17 anos. Estou em Portugal há quase um ano e falta apenas um mês para acabar esta experiência. Até agora o meu ano correu muito bem, tive imensos momentos incríveis, mas um dia que eu nunca vou esquecer, é o meu aniversário aqui em Portugal.

Eu acho todos os dias desta experiência são engraçados e especiais, mas o meu aniversário é ainda mais especial porque estive num país diferente e isso tornou a festa diferente. Por exemplo, no meu país de origem os aniversários não são tão especiais porque nós já temos os nossos amigos e nossa família, todos os anos é com as mesmas pessoas. No ano do intercâmbio com a AFS conhecemos muitas pessoas novas e por isso, acho que passar o aniversário num país diferente é o meu momento mais especial desse ano.

Óbvio que quando alguém muda de país não é fácil e tem desafios, mas tudo tem uma resolução e nós temos muitos contactos que nos vão ajudar.

O meu maior desafio foi a mudança de hábitos e a diferença do ritmo da vida, mas isso também teve uma resolução. Quase todos os desafios ou problemas só precisam de tempo para que as pessoas percebam o que está a acontecer. TEMPO é uma coisa muito importante, porque se não deixares as coisas irem com calma vais sentir-te  estressado. No início do ano é muito difícil encontrar rotina e o ritmo, mas os dias e semanas passam e tudo vai dar certo. Também nós vamos perceber os novos hábitos e costumes, aqui pode ajudar muito falar com a família de acolhimento, com amigos (do país de origem ou da AFS), com o voluntário da AFS, mas o importante é FALAR. Eu acho que todos os desafios fazem parte desse ano AFS, porque sem eles o ano não era como é, portanto, não fiquem desconfortáveis com novas situações, depois tudo passa e tudo fica melhor.

Eu não tinha um grande receio inicial, mas obviamente a língua era diferente e eu precisava de me adaptar e aprender. Com muito esforço e ajuda dos outros, a língua não era mais um problema, porque comunicação não é só falar, é também perceber a pessoa, o caráter e a cultura delas. Comunicar pode ser feito de várias formas e hoje em dia com os telemóveis é tudo mais fácil. Eu não tive muitos problemas com a comunicação ou fazer amizade porque sou uma pessoa extrovertida, mas para as pessoas que têm dificuldade por serem tímidos, eu só posso aconselhar a que façam um esforço e falem com as pessoas, caso vocês não façam isso podem perdem vosso ano.

As maiores mudanças que fiz até agora foi o aumento da responsabilidade e confiança.

Fiz muitas coisas aqui e não me arrependo de ter feito.