Olá. Eu sou a Beatriz Rodrigues e tenho 15 anos. Estou a fazer o programa AFS PEACE em França. Sempre fui uma pessoa que adorava conhecer o mundo e outras línguas e culturas.

Aqui estou eu, já passaram 2 meses e não acredito que estou quase a voltar para Portugal. Esta experiência está a ser incrível para descobrir quem eu sou realmente. Tenho descoberto todos os dias características que nunca pensei que tivesse.

Bem, vou tentar contar um pouco de como tem sido a minha experiencia até agora. Eu estou numa cidade do Norte de França chamada Pontpoint. Aqui, comparativamente com Ponta Delgada (cidade onde vivo, em São Miguel, Açores), faz muito frio: já chegou a fazer menos de 4.ºC logo de manhã e é uma cidade relativamente pequena. A minha escola fica a mais ou menos uma hora de autocarro da minha casa e eu até que gosto, porque dentro do autocarro está mais quente do que lá fora. A minha adaptação à escola foi muito rápida; apenas achei os primeiros dois dias difíceis, porque os franceses em geral não sabem falar inglês e eu tinha vergonha de falar em francês. Mas conheci pessoas fantásticas que me ajudaram a ultrapassar estas dificuldades. No final do primeiro mês tive que mudar de família de acolhimento, devido a alguns problemas. Não vou mentir, não foi um “mar de rosas “, mas sinceramente acho que foi muito bom para mim estar exposta a outro tipo de dificuldades, porque fez com que eu crescesse muito, com que eu ganhasse mais tolerância e paciência e ajudou-me a saber como resolver os meus problemas e a vê-los de outras perspetivas. Agora estou na casa de uma voluntária AFS e onde vou ficar o resto do programa. A família tem sido muito querida comigo. Quanto ao Francês, sinto que tenho evoluído muito, mas sei que neste mês que falta vou aprender muito mais.

Estar a fazer parte deste programa tem sido um grande desafio para mim e do qual não me arrependo nada. Tenho aprendido novos hábitos culturais como deixar os sapatos à porta de casa e também mudei a minha alimentação: como agora muitos mais vegetais e pouca carne e peixe (algo que não estava habituada de todo). Estou a sair da minha zona de conforto e é sem dúvida devido ao que o programa AFS me tem proporcionado que estou a tornar-me numa pessoa melhor.

Para os futuros estudantes do programa só tenho uma dica: não tenham vergonha de falar com as pessoas; a experiência passa muito rápido. Façam amizades e, acima de tudo, divirtam-se.

Beatriz R.
Estudante AFS 2019/2020 | Portugal – França