A um dia de fazer três meses desde que estou neste incrível país, continuo sem perceber o porquê de o Ice Tea ter gás, a razão de se beber a sopa como quem bebe água à refeição ou o amor eterno dos belgas por pão com pepitas de chocolate brigadeiro. No entanto, três meses depois, já também eu bebo a sopa ao jantar e até troquei o meu queijo pelas pepitas de brigadeiro (só o Ice Tea não consegui aceitar)!

Bem, não podia estar mais feliz! A sério, confia, isto é incrível. As viagens de bicicleta para a escola, as ruas com um aroma incrivelmente agradável a waffle e muito, muito frio fizeram deste país uma casa tão acolhedora como aquela que nestes meses deixei. E, quando paro e olho em volta, é inexplicável!

Como é a Bélgica? Há chuva, há frio e, no geral, os dois em simultâneo. Mas, não te assustes se por acaso passou por ti a ideia de vir para cá. Arrisca! Prometo que vais encontrar um povo de uma disponibilidade encantadora e vais crescer.

Eu sei que daí não parece fácil. E, bem, no princípio, é tão assustador como temia, mas melhor que deixar a minha zona de conforto foi criar uma zona tão ou mais confortável aqui! Um lugar onde conheço a minha rua como conheço as de Portugal, não me perco nos corredores de uma nova escola e estou rodeada de pessoas incríveis (e de tantos lugares diferentes)!

De alguma forma acabei a fazer AFS.  E, por ter “acabado a fazer AFS”, levo para Portugal tantas tantas coisas novas que nem de perto cabem na bagagem: tudo o que vivi. Mas, bem, aqui também não as deixo, pois, afinal, são o testemunho de um novo eu, uma versão crescida e que pôde conhecer mais um bocadinho do mundo!

Maria D.
Estudante AFS 2019/2020 | Portugal – Bélgica Flandres