A minha experiência está a correr muito bem e saber que vou ter de voltar daqui a pouco faz-me sentir muito triste! Como é óbvio tenho muitas saudades da minha família, dos meus amigos e no geral da minha vida em Itália mas sinto-me dividida porque também não quero deixar a minha vida aqui.

Ao início é estranho viver com uma família que não é a tua, principalmente porque tem hábitos diferentes e sobretudo falam uma língua diferente. A minha família de acolhimento é constituída por um pai e uma filha que tem a minha idade. Agora, depois de 8 meses, posso dizer que os considero a minha família e sinto-me perfeitamente à vontade com eles.

Na escola foi fácil fazer amigos porque os portugueses são muito abertos, disponíveis e simpáticos. Além disso, os professores ajudaram-me imenso com a língua e agora consigo falar bastante bem. Os meus amigos são muito simpáticos e sinto-me parte do grupo como se os conhecesse de sempre.

Eu moro numa pequena cidade chamada Santo André, no litoral alentejano. Tenho uma irmã mais velha que mora em Almada e por isso tive a possibilidade de conhecer muito bem Lisboa também. Adoro Lisboa e gostava imenso de poder voltar lá durante a universidade ou depois.

Isabel Martinez; estudante de Itália em Portugal; 2014-2015