Olá, eu sou Başak da Turquia.

Passei um ano em Portugal com a minha família portuguesa. É a minha família portuguesa porque agora tenho mais esta família neste outro lado do mundo. Acabei o meu tempo em Portugal, mas o meu relacionamento entre mim e a minha família portuguesa e os meus sentimentos para Portugal nunca vão acabar.

Antes de eu chegar não sabia nada sobre português, nem mesmo como dizer obrigada, e não podia conversar com os meus pais porque não tínhamos uma língua com que poderíamos conversar juntos, só tínhamos os nossos rostos sorridentes e a sua paciência e o meu interesse para aprender a falar português. Durante aquele tempo a minha irmã e o meu irmão também me ajudaram muito. Nós passámos momentos tão engraçados juntos e foi muito engraçado por causa das nossas diferenças. No final como podem ver eu posso expressar-me em português e também a minha irmã portuguesa pode expressar-se em turco como eu não esperava!

Acho que a experiência que eu fiz foi não só para mim uma experiencia óptima, mas também para a minha família portuguesa. Ainda falamos quase todos os dias. Voltei para a Turquia há quase 2 meses atrás mas já tenho muitas saudades de Portugal e da minha família portuguesa. Acho que tive muita sorte, porque uma parte de mim foi quase portuguesa durante um ano.

Başak Kunduraci; estudante da Turquia em Portugal; 2014-2015