Ahoj,

Já faz três semanas que estou a viver a maior aventura da minha vida, longe da minha zona de confronto. Ao início, estava um bocado ansiosa, nervosa… Era como se todos os sentimentos me passassem pela cabeça… Mas o AFS é mesmo isso saber lidar com todas as dificuldades que nos são impostas.

Estou no meio de uma família de rapazes, tenho três irmãos de acolhimento, mas dois deles estão a fazer o Programa Anual da AFS, pelo que durante a semana estou apenas com os pais e ao fim-de-semana o mais novo vem a casa. Faço coisas que nunca fiz em Portugal o que acho ótimo, pois faz-me crescer.

Eu não era muito de desporto, mas desde que cheguei aqui tenho corrido todas as semanas. A primeira vez que entrei em casa tive de tirar os sapatos, o que para mim foi algo diferente e estranho.

Estou a viver no norte da República Checa, numa pequena cidade chamada Vrchlabi, muito próximo de estâncias de ski. Assim uma vez que estava bom tempo, logo no segundo dia tive a minha primeira aventura pelas montanhas, fomos a Benecko. Gostei muito, mas os dois quilómetros pareciam uns 100km.

A realidade é que no fim-de-semana passado subimos a maior montanha daqui, com 1602m de altura e já não me custou tanto. A montanha faz fronteira com a Polónia. Acordo todos os dias às 6h para apanhar o autocarro para a escola às 7:10, demoro cerca de 15 minutos a chegar à paragem. Depois quando chego à escola, tiro os sapatos e calço as minhas pantufas, tenho de admitir que ao início foi um bocado estranho para mim. Tenho de subir três andares até chegar a sala, esta é sempre a mesma. Quando o professor entra na sala todos se levantam até este nos mandar sentar e temos de dizer sempre ”Dobry Den”(bom dia).

Em Portugal estou em Ciências, aqui não tenho a possibilidade de escolher pois todos temos as mesmas disciplinas. Os primeiros dias de aulas são muito complicados, uma vez que não se percebe nada, mas nós temos de arranjar estratégias para que isso não nos perturbe. No meu caso todos os dias se senta um colega diferente ao meu lado. Estou a aprender checo todos os dias, com o meu pai de acolhimento e ele aprende inglês comigo.

Aqui aos 15 anos todos os jovens vão aprender danças clássicas, sendo que eu todas as sextas tenho aulas de dança. Eu fico sempre nervosa, visto que estou no meio de 100 miúdos checos e sou a única que não falo a língua e que não percebe nada de que os professores dizem. Assim na aula passada, o professor veio ter comigo e explicou-me os passos em inglês. Depois irei apresentar a dança vestida com um vestido branco, como se de uma noiva se tratasse.

Estou realmente a adorar a experiência e não a trocaria por nada deste mundo. Obrigada pela oportunidade. Vem tu também viver a aventura da tua vida!!!!

Carlota Rosete | Estudante AFS 2016/2017 | Portugal – República Checa