Chamo-me João, tenho 17 anos e faz hoje 13 dias desde que parti para a minha aventura na Áustria.

Posso dizer que estou bastante impressionado com a cultura austríaca e com o meu modo de vida neste momento, ou, por outras palavras, estou a adorar.

Sou de Lisboa, sempre vivi num meio em que conheci muitas pessoas diariamente e sempre com o movimento da cidade presente. Antes de chegar, já tinha o conhecimento de onde eu iria estar na Áustria, não seria nada semelhante ao que eu estava habituado! Por exemplo, um meio rural longe da minha escola, uma família de acolhimento com quatro irmãos, uma vivenda com jardim; o que me fez ficar ainda com maior força para enfrentar este desafio.

Mal cheguei, fui muitíssimo bem recebido tanto pela parte dos cidadãos austríacos como pela minha família de acolhimento, senti-me bem instalado e sem qualquer medo de enfrentar os seguintes 10 meses. Mal cheguei, apanhei uma constipação, é verdade. No verão, as tardes são bastantes quentes, mas tanto as noites como as manhãs, arrisco-me a dizer que são frias!

Eu queria um desafio e estou a tê-lo, a aproveitar um dia de cada vez com o maior sorriso na cara, mesmo que tenha abdicado de imensas coisas em Portugal que me esperavam durante o ano seguinte, mas esta é a minha definição de “viver”, nunca esquecendo as minhas origens!

Ainda só estou no início da minha jornada e parece que já passaram meses!

João Nunes | Estudante AFS 2016/2017 | Portugal – Áustria