Testemunho parte I
Para começar queria só deixar muito claro que esta experiência é um grande desafio, estou aqui há praticamente 3 semanas e posso garantir que foram as mais difíceis da minha vida.

Apesar de o italiano ser parecido com o português, o esforço que é preciso para perceber tudo e também falar é enorme, o que faz com que esteja constantemente cansada. Mas apesar do cansaço, tenho que continuar a fazer a minha vida normal e esforçar-me para fazer coisas com a minha família e os amigos que fiz até agora. A língua para mim não tem sido um obstáculo muito grande porque estou a aprender italiano muito rapidamente e neste momento já percebo praticamente tudo e falo razoavelmente bem o que facilita a minha vida aqui.

Na minha opinião, o objetivo desta experiência é conhecermos uma realidade diferente da que estamos habituados (o que nos torna mais tolerantes com o mundo à nossa volta) e penso que pelo menos a minha experiência está a cumprir o objetivo que eu queria. Estou num sítio completamente diferente de Lisboa, tanto no tamanho (o sítio onde estou tem 9mil habitantes) como nos costumes o que acho que está a ser bom para mim. Além de que estar afastada da minha vida normal fez-me ficar a conhecer melhor quem sou e admito que já me perguntei muitas vezes porque é que decidi fazer isto e que o que estou a fazer é uma loucura. Mas a realidade é que a oportunidade que é esta experiência faz com que todas as dúvidas se desvaneçam.

A minha família de acolhimento também ajuda muito, em 3 semanas criei uma ligação com eles que não passa pela cabeça a ninguém, já são família para mim. A verdade é que apesar de todas as dificuldades que já passei e que sei que ainda vou passar, estou muito feliz aqui.

Testemunho parte II
Há um ano atrás, mais ou menos por esta altura decidi que queria fazer uma experiência AFS. Mal sabia o que me esperava… Parecia uma coisa longe no futuro mas que eu sabia que ia mudar a minha vida. Os meses foram passando e acabei por mudar a duração da minha experiência de 1 ano para 3 meses, coisa que neste momento me arrependo.

Enfim finalmente chegou o dia da partida… Estava nervosa, ansiosa e com medo. Não só por deixar a minha família e amigos mas também por não saber o que me iria esperar no momento em que apanhasse aquele avião. Agora passados quase 2 meses desse dia percebo que não tinha razões para ter medo. Itália é um país fantástico que eu não quero deixar. Tenho uma família de acolhimento espetacular que não me imagino a deixar em pouco mais de 1 mês… São pessoas completamente diferentes de mim mas com valores bastante parecidos com os meus o que facilita a nossa relação. São pessoas incríveis que realmente me fazem sentir parte desta família, dizem-me que sou a sua 3ª filha e tratam-me como tal. Venho certamente visitá-los…

No início não foi fácil fazer amigos, mas à medida que vou ficando mais à vontade com o italiano torna-se cada vez mais fácil. Costumo sair com eles à tarde e à noite e divirto-me imenso! A parte mais complicada é a escola que apesar de conseguir falar bem italiano e de perceber as conversas, nas aulas é bastante difícil. Os professores falam muito rápido por isso para além do esforço para perceber a matéria, também tenho que estar super concentrada para perceber as palavras, as frases e o sentido que fazem.

Este é um resumo da minha vida aqui em Minervino Murge, uma cidade que nem sabia que existia mas que estou muito feliz e agradecida por existir… Sinto que com esta experiência cresci imenso como pessoa e que estou completamente diferente. Sou agora uma pessoa mais tolerante e aberta a coisas novas, uma pessoa mais forte que não desiste perante as dificuldades. Sinto-me mais completa do que alguma vez me senti na minha vida… Parece que vivo aqui há muito mais de 2 meses, já nem imagino voltar para a minha vida em Portugal, parece irreal. Enfim, isto tudo para dizer que é uma experiência incrível que aconselho todos a fazerem.

Mariana Faden | Estudante AFS 2016/2017 | Portugal – Itália