Já estou na Suíça há um mês e meio. Nem consigo acreditar. Não é que tenha passado tudo rapidamente. Os dias demoram muito tempo a passar, mas quando olho para trás vejo que tudo passou tão rápido.

Estou rodeada de novidades! Algo tão simples como apanhar o autocarro torna-se uma aventura. Todos os dias tenho o estômago aos saltos só de pensar nas novidades que me esperam.

A Suíça é lindíssima. Quando cheguei só via verde e verde por todo o lado. Agora no Outono as árvores começam a mudar de cor e é uma beleza. Para quem vem da cidade mais plana de Portugal, as montanhas são uma novidade deslumbrante. Gosto sempre de ir caminhar pelo meio da floresta e apreciar a vista de cima.

Claro que não é tudo beleza e felicidade. O alemão é desafiante. E aprendê-lo enquanto estou rodeada por um dialecto, dificulta um pouco. Claro que não vou deixar isso desanimar-me. Este ano é um desafio, e eu estou pronta para isso.

A Suíça é mesmo mais organizada. Não é só estereótipo. Já tive de fazer muitas mudanças à forma como me comporto com os horários e os compromissos, todas no bom sentido.

A escola tem sido muito frustrante e um pouco aborrecida, pelo simples facto de eu ainda não perceber bem a língua. Adoro a minha família de acolhimento. Estão sempre disponíveis a ajudar e compreendem as minhas dificuldades, visto que sou a terceira estudante que recebem. Ajudam-me imenso com a aprendizagem da língua e da cultura.

Sendo a Suíça parte da Europa, não sinto uma diferença cultural muito grande, porque não é tão facilmente visível a olho nu. No entanto, sinto essa diferença a todo o momento. Está sempre lá para me relembrar que estou a aprender.

Não sei muito mais que dizer. Quero só agradecer, do fundo do coração à minha mãe e ao meu pai e à minha família inteira por me apoiarem e me darem esta oportunidade. Obrigada a todas pessoas que já conheci e vou conhecer por fazerem parte deste ano tão importante da minha vida. E claro, à AFS e intercultura de Portugal e da Suíça por me ajudarem a ver o mundo e me prepararem para este momento.

Meu Deus, parece que já acabou, mas ainda nem vai a meio. Ainda tenho muito mais para ver e aprender.

Helena Pinto | Estudante AFS 2016/2017 | Portugal – Suíça