Nem sei por onde começar. As emoções são tantas na minha cabeça que é difícil ter a consciência a 100% para escrever uma frase.

Estou no primeiro mês em Salerno, Itália e não vou dizer que isto é fácil porque não é, é tudo menos fácil no início. Mas são estes pequenos momentos difíceis que nos dão força para superar estes desafios e obstáculos, são estas mínimas dúvidas e maus dias que nos fazem ser resistentes para esta experiência.

A nossa mente começa a raciocinar e a ver tudo de uma maneira diferente, e isto só na primeira semana. Começamos a dar valor a coisas que nunca dávamos no nosso país de origem, como simples gestos ou maneiras de comportar.

Acho interessante o facto das pessoas no geral porem estereótipos em diferentes países a partir do que veem em filmes, ou leem em livros. De um modo geral, muita gente acha que os italianos são parecidos connosco, portugueses, mas sendo eu uma estudante portuguesa a viver em Itália digo com toda a sinceridade possível que não podiam estar mais enganados. Quando entramos nesta cultura, a viver os mesmos hábitos e a fazer as mesmas rotinas que simples italianos fazem, começamos a compreender que é tudo diferente, desde a maneira de cumprimentar pessoas, a ter um ensino diferente e até mesmo à sua maneira de comer.

Para finalizar, não poderia estar mais grata por esta experiência, que apesar de todas as minhas dificuldades me proporciona uma nova maneira de ver o mundo, de ver as pequenas diferenças que um país tão perto do meu tem, e sobretudo ter uma mente mais aberta no que toca a contrastes culturais, todos estes aspectos que me fazem crescer a cada dia que passa.

Laura Peres | Estudante AFS 2016/2017 | Portugal – Itália