Em cada região, encontramos uma micro-cultura com direito a dialecto próprio. A elegância e sofisticação dos povos do norte concorrem com o calor hospitaleiro e gastronomia mediterrânica dos povos do sul. Existe no entanto algo que é comum a toda a Itália: um espírito romântico que se reflecte em toda a parte.  A sua arte, moda, música, comida, arquitectura e charme, compõem o cenário perfeito para uma passeggiata (uma caminhada lenta) nocturna, na companhia de amigos e familiares. O melhor gelato do mundo, as ricas refeições caseiras, os remanescentes do Império Romano, os Alpes cobertos de neve ou as pitorescas cidades costeiras no Mar Adriático, ajudam os italianos a viver verdadeiramente a dolce vita (a vida doce).

Os/as jovens italianos estão habituados a ser independentes e a organizar o seu tempo; ir a cafés, passear pela cidade, sair para dançar ou praticar desporto. O Calcio, liga italiana de futebol, é motivo de comemoração para muitos italianos, cujas equipas já venceram várias vezes o Campeonato do Mundo. Outros desportos populares entre os jovens italianos  são o basquetebol, o ciclismo e o esqui, no entanto, a maioria dos desportos podem ser encontrados aqui.

Família de Acolhimento e comunidade local

Os/as estudantes AFS poderão ser acolhidos em qualquer zona de Itália, incluindo a Sicília e a Sardenha. É comum, principalmente no Sul, membros de uma família de diferentes gerações viverem na mesma casa. As refeições são eventos sociais, que duram horas aos fins-de-semana ou feriados. As conversas e discussões podem ser muito acaloradas, repletas de gestos e expressões faciais que enfatizam o estilo de comunicação reconhecido em Itália.

Escola

O período escolar decorre de segunda-feira a sábado, das 8:30 às 13:30. Participar ativamente na escola poderá criar relações de amizade entre colegas e tornar o processo de integração mais fácil.

Língua

Em Itália a língua oficial é o italiano, embora existam diferentes dialetos que variam de cidade para cidade. Existe um número significativo de pessoas a expressar-se em francês e alemão e ainda existe um dialecto específico falado na região de Friul-Veneza Júlia, perto da fronteira com a Eslovénia. A AFS disponibiliza um curso de italiano e a comunidade escolar e o voluntariado local vão apoiar também no processo de aprendizagem da língua para os primeiros meses da estadia no estrangeiro.

Alimentação

A população italiana é conhecida por encarar a comida como uma fonte de prazer e como um momento de reunião e convívio entre familiares e amigos. As porções generosas oferecem deliciosas massas e pizzas acompanhadas de frutos do mar, carnes e legumes frescos. Para as entradas há diferentes pães e queijos e para a sobremesa uma ampla selecção de doces tradicionais, incluindo o “tiramisu”. O café é forte.

Programas AFS disponíveis para este destino: