A Hungria é um país da Europa central, que faz fronteira com sete países onde a Europa oriental encontra o Ocidente. Budapeste é a capital que outrora foi conhecida como “Paris do Oriente”. É alvo de diferentes influências, fruto dos diferentes impérios e civilizações que por lá passaram. O Rio Danúbio e a paisagem plana com colinas ondulantes ao longe, pintam a bela paisagem deste país. Tem uma forte indústria turística, algumas das mais importantes culturas termais na Europa e uma longa tradição de música clássica.

Os jovens Húngaros levam os estudos a sério e esforçam-se para os exames finais, que são importantes para a admissão nas universidades. No tempo livre, juntam-se em actividades organizadas pela escola ou pela comunidade, como desporto (futebol, basquetebol e voleibol são populares), teatro, dança folclórica e clubes de música. Nos fins de semana costumam ir ao cinema, festas ou a casa de alguém para conversar.

Família de acolhimento e comunidade local

O/a estudante AFS poderá ser acolhido em zonas urbanas perto de Budapeste, noutras grandes cidades ou em meios rurais. As famílias húngaras tendem a ser tradicionais e todos os membros da família partilham as tarefas domésticas. Durante o fim de semana aproveitam para passar tempo juntos.

Escola

A maioria do/as estudantes AFS frequentam uma escola secundária pública chama gimnázium, mas é também possível serem colocados numa escola vocacional chamada szakközépiskola. O ano lectivo é dividido em dois semestres, começa no início de Setembro e termina no início de Junho. As aulas decorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. É possível escolher diferentes disciplinas, mas Húngaro e Línguas estrangeiras são obrigatórias.

Alimentação

Um dos mais populares e reputados pratos húngaros é o “goulash”, um ensopado feito de carne, batatas e paprica. Os pratos são normalmente servidos com batatas ou massa e existem inúmeros tipos de pães e de bolos deliciosos para experimentar! A gastronomia húngara tende a ser farta, mas os hábitos alimentares estão a mudar, por isso as refeições são já mais leves do que no passado, mantendo os sabores intensos. A paprica e outras especiarias e molhos são utilizados em muitos pratos.

Língua

Na Hungria a língua oficial é o húngaro, uma língua muito próxima do finlandês e do estónio. Inglês e alemão são também línguas estrangeiras amplamente faladas e existem ainda vários dialectos reconhecidos na Hungria. A AFS oferece aulas de húngaro para os primeiros meses do intercâmbio. Não é necessário saber falar húngaro antes de partir, mas é aconselhável começar a aprender antes do início do programa.

Programas AFS disponíveis para este destino: