Olá, sou Beatrice e sou da Itália. Estou a fazer um programa de intercâmbio de um ano em Portugal.

Eu acho que esta experiência ajudou-me muito a crescer no sentido mental e aprender quais são os meus pontos de força e aqueles mais fracos que tenho que melhorar no futuro. O momento que mais gostei desta experiência foi o Natal porque foi o momento no qual percebi mesmo de estar na minha FAMÍLIA, de estar bem em Portugal e nunca iria para atrás e não fazer esse programa.

O meu medo maior antes de começar a experiência era aquele de não conseguir a ficar nove meses sem ver ninguém dos meus amigos e da minha família italiana, mas depois pouco tempo percebi que eu ia a conseguir e ficar “sozinha”, que não precisava de ter assim tão medo para essa coisa que agora parece-me quase inútil.

O primeiro mês acho que foi o mais difícil mas no mesmo tempo importante. Nesta altura apercebi-me que estar num país e ter que viver sem saber a língua é difícil, que às vezes damos por garantido coisas que em realidade não são assim garantidas e são muito mais importante do que sempre tivemos achado.

Na minha vida em família aprendi a ser mais paciente, muitos novos hábitos, uma nova cultura assim tão parecida à minha mas assim tão diferente no mesmo tempo.

Acho que não podia pedir para viver uma experiência melhor e importante que penso vai ajudar-me no futuro mais próximo e mais longe. Aconselho esta experiência a todos, também às pessoas que tem medo e acham que não vão conseguir aguentar porque graças a essa vais crescer como pessoa e vais acabar por ser um cidadão do mundo, vais ter uma segunda casa em outro país para toda a vida.

Obrigada!