Tiago Brandão Rodrigues nasceu em Braga, em 1977. Foi eleito deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.

Em 2000, concluiu a licenciatura em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Nos anos seguintes, realizou investigação científica da Universidade de Dallas e no Instituto de Investigações Biomédicas do Conselho Superior de Investigações Científicas, em Madrid, trabalho que conduziu ao seu Doutoramento em Bioquímica, especialidade de Biofísica Molecular, pela Universidade de Coimbra. Durante este período, dedicou-se ao estudo do metabolismo cerebral em doenças neurodegenerativas, tendo a sua tese sido galardoada com o Prémio António Xavier, em 2008. A partir de 2010, foi investigador na área da oncologia no Cancer Research UK da Universidade de Cambridge, estando igualmente associado ao Corpus Christi College. Foi financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Marie Curie, e pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO). É membro de várias sociedades científicas internacionais e é autor de dezenas de artigos publicados em livros da especialidade e em importantes revistas científicas internacionais: Nature Medicine, Proceedings of the National Academy of Sciences e Cancer Research. O seu artigo sobre uma técnica pioneira para avaliar a eficácia dos tratamentos oncológicos, na revista Nature Medicine, valeu-lhe o British Prize da Sociedade Internacional de Ressonância Magnética em Medicina (2013).

Foi orador convidado em diversos eventos científicos internacionais, tendo lecionado em diferentes cursos de formação pré e pós-graduada. Foi membro do corpo editorial de revistas científicas e revisor de artigos, assim como avaliador de importantes agências científicas internacionais de financiamento.

Integrou a direção da PARSUK (Associação dos Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido), onde desenvolveu trabalho na área da comunicação em ciência.

Fez parte da Chefia de Missão da comitiva portuguesa aos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, enquanto Adido Olímpico.

Fonte: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/area-de-governo/educacao/ministro