Informação relativa aos programas atualmente a decorrer. Não se aplica aos programas com realização no próximo ano letivo.

A Intercultura-AFS tem estado atenta ao evoluir do COVID-19 através da nossa rede global de parceiros, juntamente com especialistas da área da saúde e oficiais do governo. Uma vez que o vírus tem agora um estatuto de pandemia e os oficiais de saúde têm vindo a implementar regras de contenção cada vez mais rigorosas (incluindo distanciamento social, o encerramento das escolas e outras medidas de quarentena), tomámos uma decisão difícil, mas necessária, no sentido de terminar antecipadamente os nossos programas AFS de intercâmbio e fazer regressar a casa os nossos participantes.

 Apesar do fim dos nossos programas, o staff da Intercultura-AFS e os nossos voluntários continuam a trabalhar arduamente, tanto em Portugal como noutros países, para continuar a prestar apoio a participantes e famílias neste momento inédito e tão difícil para todos. Os nossos participantes vão regressar de forma coordenada e por fases, dado que é possível fazê-lo de forma segura. 

Esta é uma decisão sem precedentes na história de mais de 60 anos da Intercultura-AFS, e queremos que saibam que não a tomámos de ânimo leve. Todavia, a segurança dos nossos participantes é e será sempre a nossa primeira prioridade, e antecipar o término dos programas permite-nos trazer em segurança os nossos participantes.

 Estamos tristes e desapontados pelo facto de a atual conjuntura nos obrigar a tomar esta decisão, mas, neste momento, pensamos que esta decisão é do melhor interesse dos nossos participantes e voluntários, bem como das nossas famílias de acolhimento e famílias de envio.

 Estamos empenhados em fazer regressar os nossos estudantes de forma segura, calma e organizada. Nos próximos dias, a rede de organizações AFS irá contactar os respetivos participantes, famílias de acolhimento e de famílias de envio com um horário e plano de regresso, com efeito imediato. O nosso plano de partida tem em conta não só informações de fontes oficiais como a Organização Mundial de Saúde e governos nacionais, mas também a urgência de fazer regressar os nossos participantes em segurança.

 A rede AFS está também a avaliar as opções disponíveis para os estudantes cujos países de origem enfrentam taxas de infeção significativas. Faremos regressar esses estudantes à medida que for possível e seguro fazê-lo. 

Estamos também empenhados nas práticas preventivas para minimizar ao máximo a possibilidade de contágio ou de propagação do vírus, tanto à saída como à chegada dos nossos participantes. A Intercultura-AFS em conjunto com os seus parceiros fará tudo o que for possível para garantir que os participantes que não estejam em bom estado de saúde não viajam. Isto significa cumprir com as verificações obrigatórias de temperatura e outros procedimentos médicos que as autoridades locais tenham em ação. Por outro lado, estamos também a reforçar junto dos participantes que regressem a casa a necessidade de seguirem as recomendações das autoridades de saúde locais, para continuarmos a minimizar a propagação do vírus COVID-19, incluindo, se tal for apropriado e necessário, o autoisolamento.

Continuamos a preparar-nos para futuros programas
Com mais de 60 anos em Portugal, a Intercultura-AFS está dedicada à nossa missão de aprendizagem intercultural e programas de intercâmbio, e estamos a preparar-nos para planear os nossos programas futuros.

Se já se inscreveu para participar num programa nosso para o ano letivo de 2020-2021, por favor contacte o escritório.

Infelizmente não é possível levarmos os programas da Intercultura-AFS até ao seu término, mas gostaríamos de agradecer aos nossos participantes e às suas famílias pela confiança depositada em nós, e pelo seu interesse em participar numa experiência com um tão grande poder transformativo. Esperamos poder dar-vos em breve as boas-vindas à nossa família de 500 mil alumni, espalhados por todo o mundo. 

Obrigado por compreenderem as decisões que fomos obrigados a tomar nestes tempos de rápida mudança.

Saudações interculturais.