Sziasztok, eu sou o Bernardo e venho falar um pouco sobre a minha INCRÍVEL experiência AFS. Devem estar a questionar-se que palavra estranha é aquela! Sziasztok=Olá para um grupo de pessoas em húngaro. Claro, o meu ano AFS passa-se na Hungria.

Tudo começou naquele belo dia de Agosto onde a minha mãe só dizia: «O meu filho vai embora», enquanto deixava cair aquela lágrima de felicidade por se ver livre de mim! Só comecei a sentir nervosismo quando cheguei ao aeroporto de Budapeste porque a viagem fiz toda a dormir… Mas um nervosismo que ao mesmo tempo criava uma certa adrenalina por estar sozinho num lugar tão estranho do qual eu pouco sabia. Após ser recebido com tanta alegria pelos voluntários e por um grupo de Japoneses também eles na mesma situação que eu, sabia que estava no lugar certo!

Pela altura que estou a escrever este medíocre texto, vou no meu 5º mês na Hungria, mais que feliz por ter conhecido a minha maravilhosa família, os meus amigos húngaros e de outras nacionalidades… E mais que isto estou eternamente grato à minha família portuguesa e a todos aqueles aqui na Hungria que me estão a proporcionar aquele a que posso chamar o ano mais inesquecível da minha vida!

Deparei-me com os problemas e experiências de uma nova cultura e de uma nova língua mas de certo que sempre enfrentei tudo com um sorriso e com uma mentalidade de alguém pronto a aprender. Com esta experiência estou a pequenos passos de me tornar em alguém que queria ser há muito tempo… Uma pessoa mais responsável, autónoma e uma pessoa com uma mentalidade diferente em relação a problemas e a todo o tipo de novas coisas, pessoas e culturas que encontrar pela minha vida fora.

De certo que o tempo que me falta vai ser memorável e vou aproveitar cada minuto aqui! Um obrigado não chega para esta família que é a AFS da qual em me orgulho em fazer parte.

Bernardo Moreira
Estudante AFS 2017/2018 | Portugal – Hungria