Olá!

Eu chamo-me Nils e sou do sudoeste da Alemanha. Fiz um intercâmbio AFS semestral em Portugal em 2014/2015. Vivi no Porto e frequentava a Escola Secundária Aurélia de Sousa.

A minha família de acolhimento foi a família mais desejável e penso que tinha muita sorte. Foi uma grande mudança porque na Alemanha tenho apenas um irmão e em Portugal de repente tinha 4! Eu adorava ter uma família grande e passei muitos momentos giros com eles.

Tinha escolhido Portugal para fazer o intercâmbio porque gosto imenso da língua portuguesa e sempre a achei muito interessante e queria aprendê-la. Embora eu já soubesse falar um pouco quando cheguei e conseguia bem expressar-me, quase não entendia nada do que as pessoas me diziam. Mas rapidamente melhorei o meu conhecimento da língua e comecei a perceber o que as pessoas me diziam.

Andava no Curso Profissional de Turismo e tinha muitas disciplinas e aulas, mas eu acho que foi uma vantagem porque assim ficava muito tempo com os meus colegas e podia conhecê-los e não ficava muito tempo sozinho em casa. Gostei também de ter disciplinas diferentes do que as da Alemanha podendo assim aprender coisas que não aprendia na minha escola da Alemanha. Na escola, os professores, os alunos eram sempre muito abertos e interessados em mim.

O Clube Europeu da minha escola organizou um “Dia da Alemanha” com diferentes projetos sobre a Alemanha, como um workshop para aprender a fazer bolachas alemãs, um quiz sobre a Alemanha, uma apresentação minha sobre o meu intercâmbio AFS e até a comida da cantina nesse dia foi uma especialidade da minha região. Muito obrigado Clube Europeu e Professora Paula Magalhães por tudo!

Além da escola ia quatro vezes por semana com os meus dois irmãos ao taekwondo. Antes nunca tinha feito uma arte marcial mas gostei imenso e continuo aqui na Alemanha a fazer. Gostei muito do espírito do taekwondo que ensina a ter respeito pelo professor, pelos outros alunos e pela disciplina. O grupo do taekwondo é uma família na qual me sentia sempre muito bem-vindo e bem recebido.

Nos fins-de-semana combinava com os meus colegas para almoçarmos juntos e passear pela Baixa, ir a um shopping ou ao cinema. Gostei muito de conhecer diferentes partes da cidade e monumentos, mas também de outras cidades que visitei com a minha família e a minha conselheira AFS.

Outro aspeto muito giro foi o contato com os outros Afser’s que estavam no Porto com os quais também costumava combinar e passei muito tempo com eles nos fins-de-semana. Nós dávamo-nos todos muito bem porque tínhamos todos interesses comuns mas também problemas parecidos vivendo todos um ano noutro país. É muito giro ver estes jovens de culturas e países muito diferentes encontrarem-se e criarem assim um “grupo internacional” – na minha opinião isso é o espírito AFS.

No último dia de escola em Portugal a minha diretora da turma perguntou-me o que ia levar de Portugal para a Alemanha. Eu respondi que ia levar uma nova língua, uma nova família de Portugal e muitas experiências que fiz a conhecer um outro país, uma outra cultura, outras cidades, um outro desporto e amigos novos. Além disso disse que aprendi muitas coisas novas seja na escola (por exemplo aprendi a dançar cha-cha-cha) ou seja coisas da vida ou de mim próprio.

Já estou muito entusiasmado em visitar de novo este país, que agora faz uma parte de mim! Obrigado a todos que fizeram parte da minha experiência AFS: a minha família de acolhimento, a minha conselheira AFS e a família dela, os meus amigos e professores da escola, a família do taekwondo e os AFSers que encontrei em Portugal mas também já na Alemanha e claro, a AFS.

Nils Hartmann; estudante alemão em Portugal; 2014-2015