Faz um ano que decidimos acolher um estudante da AFS. A escolha não foi fácil, pois muitos candidatos possuíam perfis com os quais simpatizávamos. Após alguma hesitação decidimo-nos pela jovem que achámos que melhor se enquadrava na nossa família: uma tailandesa de 15 anos que gostava de fios de ovos.

Receber em casa uma menina de uma cultura tão diferente da nossa pareceu-nos um bom desafio: não conhecíamos nada sobre a Tailândia e os nossos dois filhos são rapazes. Desde da chegada da Fai que sentimos que todos temos aproveitado muito com a experiência. É excepcional fazer parte do crescimento de um jovem e com isso sentirmo-nos crescer como pessoas e como família.

Inicialmente a Fai era tímida e notávamos que para ela existiam uma quantidade de situações muito diferentes da Tailândia, mas a nossa super menina mostrou sempre determinação em superar as suas dificuldades. Além de simpática, doce, curiosa, divertida e bem-educada, a Fai é muito colaboradora. Na escola a sua integração não podia ser melhor: os colegas de turma mostram-se todos seus amigos e estão sempre prontos a ajudá-la, e os professores, que inicialmente estavam um pouco receosos, estão muito satisfeitos por tê-la como aluna e por sentirem tanta solidariedade/amizade por parte dos colegas.

A nossa filha tailandesa tem um convívio muito fácil com todas as pessoas, revela muito interesse acerca da cultura portuguesa e ocidental, gosta de visitar lugares e monumentos, e, como não podia deixar de ser, adora a nossa doçaria.

Sentimos que ela está muito feliz e muito agradecida por poder viver esta experiência.

A nossa convivência tem sido tão próspera que no próximo ano iremos acolher outro estudante do mundo.

Maria João Coelho, Pedro Pinto, Guilherme Melo e Martim Melo
Família de Acolhimento AFS
2016, Vila Real