Parece que ainda ontem estava no avião que me trouxe para a Alemanha e que ainda ontem passei horas e horas no aeroporto de Frankfurt a conhecer estudantes dos quatro cantos do mundo. No entanto, já passou um mês desde que vivi esse dia.

Fazer o ano AFS é deixar a nossa realidade, aquilo que conhecemos e partir para o desconhecido. Mas para se conhecer realmente esta sensação tem de se viver o programa: por muito que tivesse lido e ouvido antes de embarcar nesta aventura, só tive total consciência quando aqui cheguei.

Só estou cá há um mês, é verdade, mas posso dizer que neste mês aprendi mais sobre outras culturas do que em 16 anos. E não só sobre a cultura alemã. Como estudante de intercâmbio, conheci pessoas de todo o mundo que me ensinaram um pouco da vida nos seus países. Ser uma estudante de intercâmbio é a melhor maneira de acabar com qualquer estereótipo.

Um dos maiores receios que tinha, enquanto estava em Portugal, era, sem dúvida, a adaptação. Felizmente, tive imensa sorte e todos me receberam super bem apesar da enorme barreira que é a língua.

A Alemanha é um país espectacular, a todos os níveis. É um país lindo e muito natural, há imensos espaços verdes. É também um país muito organizado e civilizado. Apesar de ser também um país europeu, consigo encontrar imensas diferenças entre a vida alemã e a vida portuguesa.

Tive imensa sorte, como já disse. A minha família acolheu-me de uma forma excelente; também as minhas turmas (aqui não temos todas as disciplinas com as mesmas pessoas) são muito pacientes e tratam-me bem e, conheci pessoas excelentes que estão a passar pelo mesmo que eu.

Por só ter passado um mês, não posso dizer que tenho muitas saudades. Para ser honesta, aquilo que mais falta me faz ou que mais estranho são pequenas coisas que em Portugal nunca dei importância como a posição relaxada que nós, portugueses, temos em relação aos horários; os cumprimentos (cá não há beijos ou bochechas para ninguém, as pessoas cumprimentam-se com um aperto de mão) e talvez a proximidade que os portugueses têm uns com os outros, cá são todos mais reservados.

Este mês foi sem dúvida um mês magnífico que não trocava por nada. Espero aproveitar os próximos 9 ao máximo e espero estar apta a falar alemão muito brevemente. É sem dúvida uma experiência enriquecedora que aconselho vivamente a todos.

Sofia Mendes | Estudante AFS 2015/2016 | Portugal-Alemanha