A Malásia é o país mais lindo que já vi em termos de natureza e vida selvagem. E é sem dúvida muito mais complicado do que eu pensava.
A verdade é que quando se escolhe um país como estes nunca se pensa realmente no que pode correr mal, simplesmente se está entusiasmado para viver algo tão diferente. De qualquer forma, a verdade é que não podia ter escolhido melhor. Apesar da difícil adaptação às pessoas, comida, tradições, etc, e de estar sempre numa espécie de montanha russa emocional de tanto estar feliz e num óptimo sítio como super deprimida num sítio terrível, nunca vou encontrar um país mais rico em diversidade de culturas, línguas e religiões tudo no mesmo sítio. Aqui tenho crescido e aprendido como nunca imaginava talvez não da forma mais fácil, mas das melhores experiências que acho que vou ter na minha vida.
Tudo é diferente! É impossível realmente explicar, acho que tem que se viver…
Apesar de não concordar com muitas ideias e de ter que lidar com algumas mentes fechadas, aprendi a respeitar e a entender alguns ideais, como por exemplo o que está por trás da religião muçulmana. É também um sítio em que algo está sempre a acontecer, portanto tens uma espécie de amostra de tudo o que te pode acontecer na vida, num ano.
É definitivamente o país mais diferente, interessante e complexo e difícil que alguém poderia vir. E não podia ter escolhido melhor.

Ana Catarina Belo; estudante AFS 2011/2012, Malásia