Viver, estudar e ser voluntá[email protected] no estrangeiro e em comunidades diversas constituem experiências de mudança que duram uma vida inteira!

Os programas AFS têm como principal objectivo fomentar as competências interculturais dos participantes: a capacidade de adaptação a contextos multiculturais e o enquadramento em cenários internacionais. Recorrendo a métodos de aprendizagem empírica e estruturada, tanto os participantes como as famílias de acolhimento têm a oportunidade de alargar as suas perspectivas e aprender uns com os outros, desenvolvendo, ao longo do processo, as suas capacidades de comunicação. O resultado revela-se numa preparação consistente para saber estar e viver numa sociedade global diversificada.

STUDENT_CURRICULUM
O que é o Percurso de Aprendizagem do/a estudante AFS?

O Percurso de Aprendizagem [email protected] Estudante AFS contempla diferentes Objectivos Educacionais com a intenção de capacitar os jovens para uma cidadania global activa.

Recorrendo a métodos de aprendizagem empírica e estruturada, @s estudantes AFS têm a oportunidade de alargar as suas perspectivas, ganhar uma noção do mundo para lá das suas comunidades e sentir-se confortáveis na interacção com pessoas de outros países e culturas. O resultado revela-se numa preparação consistente para saber estar e viver numa sociedade global diversificada.

Com o intuito de atingir estes objectivos foram desenvolvidos materiais, actividades e reflexões para desenvolver e pôr em prática competências valorizadas nacional e internacionalmente. Estas incluem:

  • Pensamento crítico e resolução de problemas
  • Criatividade e inovação
  • Cooperação e comunicação

Para além disso, participar num Programa AFS possibilita:

  • Aprender como comunicar e como fazer amigos com pessoas de diferentes culturas
  • Reforçar a auto-confiança e alargar as suas perspetivas sobre estereótipos culturais e temas globais
  • Aprender, em primeira mão, sobre o impacto da cultura nos valores e nas decisões que tomam
  • Verem-se através dos olhos dos outros
Como é que o Percurso de Aprendizagem [email protected] Estudante AFS apoia @s estudantes na adaptação a um novo ambiente?

A rede AFS, bem como a Intercultura, disponibilizam diversos recursos e materiais para envolver e acompanhar @s estudantes nas suas experiências de aprendizagem, ajudando-os a compreender e encarar as suas vivências quotidianas e a aprender com as suas reacções a novas, e por vezes difíceis, situações.

Este apoio é facilitado aos estudantes antes, durante e após a sua experiência no estrangeiro através de sessões de orientação. Os estudantes reúnem ainda, pelo menos uma vez por mês, com um/a Voluntário/a de Contacto com formação e experiência para mediar este processo de aprendizagem. Todas estas sessões possibilitam que @s estudantes AFS desenvolvam uma valorização mais profunda das diferenças culturais, compreendam formas mais apropriadas para lidar com elas e possam utilizar estas aprendizagens ao longo da vida.

Aprendizagem Intercultural e formação a todos os níveis:

COMO SÃO PREPARADAS E APOIADAS AS FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO AFS PARA RECEBEREM PARTICIPANTES DE OUTROS PAÍSES E CULTURAS?

O Percurso de Aprendizagem Intercultural das Famílias de Acolhimento AFS é construído a partir de objectivos de aprendizagem e facilitado por staff e voluntários com formação, ajuda as famílias a:

  • Explorar e construir a sua consciência intercultural e compreenderem-se como cidadãos globais e famílias globais
  • Apoiarem melhor a integração do seu estudante acolhido na nova cultura, bem como a sua própria experiência educacional intercultural como delineado no Percurso de Aprendizagem & Curriculum AFS
  • Partilharem a sua cultura e aprender sobre novas culturas dos seus estudantes acolhidos.
Learn More
Como são formados os voluntários que apoiam o programa de aprendizagem intercultural dos participantes?

Voluntários e Staff AFS recebem formação em tópicos relevantes, incluindo através do AFS Intercultural Link Learning Program, um programa de formação e avaliação em aprendizagem intercultural de toda a rede AFS desenhado para aumentar a competência intercultural de staff e voluntários, evidenciando a nossa expertise em ajudar outros a tornarem-se mais competentes interculturalmente.