A Grécia é um país bonito e diversificado, onde vivem pessoas de diferentes origens culturais e estilos de vida, nacionais e internacionais. É o país mais meridional da Europa e possui a linha de costa mais extensa da Europa. O continente possui montanhas escarpadas, florestas e lagos, mas o país é conhecido pelas milhares de ilhas que salpicam o azul do Mar Egeu a leste, o Mar Mediterrâneo a sul e o Mar Jónico a oeste.
Família de acolhimento e comunidade local
Os gregos têm um orgulho especial pela sua cultura; falam do seu país com intensa paixão, expressando o sentimento de que a cultura grega é uma definição da sua pertença nacional e étnica. O povo grego é realmente caloroso e amigável. São conhecidos pela sua hospitalidade e abertura.
Normalmente, a família grega moderna é constituída pelo pai, pela mãe e pelos filhos (e talvez por um animal de estimação).
A maioria dos gregos vive como famílias nucleares numa única casa; no entanto, a família alargada é mantida próxima e visitada com frequência.Em alguns casos, mais de duas gerações podem viver juntas. Isto ocorre geralmente quando os avós idosos se mudam para viver e serem cuidados pelo núcleo familiar.
A idade confere autoridade nas famílias gregas e na sociedade em geral. Os idosos recebem o máximo respeito e são consultados quando é tomada qualquer decisão importante. A maioria das pessoas é ensinada a nunca responder ou discutir as opiniões das pessoas mais velhas.
Escola
Na maioria dos casos os estudantes são inscritos em escolas públicas. As turmas têm cerca de 25 alunos e o horário escolar é de segunda a sexta-feira, geralmente das 8h até cerca das 14h (em algumas escolas pode estender-se até 15h). O ensino secundário dura 3 anos (15–18 anos) e divide-se em dois grandes tipos:
-
-
Liceu Geral (Γενικό Λύκειο – Geniko Lykeio): com formação mais académica, voltada para o ensino superior. Os alunos escolhem uma destas área de foco: Ciências e Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais ou Economia e Informática
Liceu Profissional (Επαγγελματικό Λύκειο – EPAL): com formação técnico – vocacional, preparando para o mercado de trabalho, mas também permite acesso ao ensino superior. Há áreas vocacionais, como: Engenharia, Informática, Saúde e assistência social, Agricultura e ambiente, Economia e administração, Turismo, gastronomia, artes gráficas, moda etc.
-

Língua
A língua oficial é o grego. Mas não te preocupes, a maioria dos gregos também fala inglês pelo que é recomendável ter um conhecimento base desta língua para ajudar na adaptação inicial e comunicação com a família e escola.
A maioria dos idosos não fala inglês, mas todos estarão dispostos a comunicar contigo, até mesmo com a linguagem corporal!
É esperado que os estudantes demonstrem interesse em aprender a Grego e antes da partida, a AFS irá disponibilizar alguns livros e materiais para apoiar na aprendizagem de grego, incluindo algumas aulas em formato digital.
Alimentação
A comida grega, presente no dia a dia das famílias, valoriza ingredientes frescos e simples como azeite, legumes, ervas e queijo feta. É comum encontrar pratos como moussaka (beringela, carne e molho bechamel), souvlaki (espetadas de carne grelhada), dolmades (folhas de videira recheadas) e o fresco tzatziki (iogurte com pepino e alho). As refeições são frequentemente acompanhadas de pão, saladas e azeitonas.
Programas AFS disponíveis para este destino:

Programa Trimestral na Grécia
- DestinoGrécia
- Durações3 meses
- Preço4.990€
- Datas do Programa
- Set 2026 - Dez 2026