A Malásia é um país que combina tranquilidade, inovação e diversidade cultural de forma única. Com suas cidades modernas e ao mesmo tempo cercadas por belas paisagens naturais, como praias serenas e florestas tropicais, oferece um ritmo de vida calmo e agradável. No setor educacional, destaca-se por adotar abordagens inovadoras, com escolas que incentivam a tecnologia, o pensamento crítico e programas internacionais, preparando os jovens para desafios globais.

A rica multiculturalidade do país — com influências malaias, chinesas, indianas e indígenas — cria um ambiente de convivência harmoniosa, onde diferentes tradições, línguas e festas coexistem, tornando a experiência de viver ou estudar na Malásia culturalmente enriquecedora e acolhedora.

Família de acolhimento e comunidade local

As famílias de acolhimento poderão pertencer a diferentes grupos étnicos: malaios, chineses ou indianos. Independentemente da família que acolhe o/a estudante, é comum famílias alargadas viverem juntas e os idosos serem muito respeitados. Os pais gostam se ser incluídos nas decisões dos filhos. A maioria do/as estudantes AFS é acolhida em áreas urbanas ou suburbanas.

Escola

Em geral os/as participantes AFS frequentam escolas secundárias públicas, que funcionam na maior parte das regiões de segunda a sexta-feira (das 7h30 às 13h30), podendo noutras zonas funcionar de domingo a quinta-feira. Os/as estudantes poderão escolher áreas de estudo específicas entre Ciências, Humanidades, Comércio ou Estudos Técnicos. Nas escolas usa-se uniforme e a maioria das aulas são leccionadas em malaio, com excepção a Matemática e Ciências, que são ensinadas em Inglês. Para a sociedade malaia a escola desempenha uma importante função social, não apenas para a educação formal, mas também como espaço de aprendizagem de valores morais. O papel dos professores é muito importante e considerado de grande respeito.

Língua

Na Malásia a língua oficial é o Malaio Bahasa e o Inglês é a segunda língua obrigatória. Para os/as estudantes AFS será útil ter um conhecimento básico de Inglês. Para além disso, a AFS disponibiliza ferramentas e dicas para aprender a língua.

Alimentação

A diversidade do povo malaio traduz-se numa mistura muito interessante de dietas picantes, comida chinesa, cozinha exótica do norte e do sul da Índia, bem como pratos portugueses! A maioria dos pratos contém muitas especiarias, pimentões e creme de coco e o peixe é cozinhado em qualquer ocasião e em diferentes estilos. De qualquer forma, a cozinha ocidental é igualmente acessível. A comida na mesa é partilhada com toda a família. Normalmente deve comer-se com a mão direita e manter a esquerda sob a mesa.

Programas AFS disponíveis para este destino: