Em 1996 estava no penúltimo ano do colégio e minha professora de Português informou-me sobre um processo selectivo que haveria para um programa de intercâmbio de um ano no Japão. Como sempre fui amante de línguas e da diversidade cultural resolvi me registar para participar do processo que teve mais de 150 inscrições. Após um longo processo selectivo acabei sendo a única aluna seleccionada para uma Bolsa 100% e em Janeiro 1997 embarquei para Tóquio!

Minha família japonesa me acolheu com muito carinho e paciência desde o início, a escola onde estudei também me acolheu e ofereceu-me todo o suporte para que meu ano lectivo fosse maravilhoso! Mesmo sem saber uma única palavra em japonês, em 2 meses já conseguia me comunicar e ao fim do ano lectivo consegui aferir nível intermediário na fala e escrita!

Conhecer um país tão rico em cultura milenar e ao mesmo tempo tão moderno como o Japão e conviver com pessoas maravilhosas mudou minha vida como nunca imaginei que mudaria. Voltei sendo uma pessoa muito mais madura, aprendi a respeitar as diferenças culturais e sou eternamente grata ao AFS, à minha host family japonesa, à escola e todos que fizeram parte do melhor ano de minha vida!

Hoje vivo em Portugal e meu sonho é poder oferecer esta oportunidade a minha filha e, com certeza, o AFS será a instituição escolhida! Quem faz parte da família AFS jamais esquece!