Conhecemos a AFS através da nossa filha Maria Carlota que fez o programa trimestral em 2016 na República Checa, altura em que resolvemos acolher uma estudante alemã durante 6 meses. Era a nossa primeira experiência e por isso escolhemos uma rapariga que sabíamos gostar de cães (temos 2) e sem grandes restrições alimentares. No final, ficaram uma série de experiências e memórias de dias bem passados em família.

Percebemos que ao acolher estabelecemos uma série de novos laços, novas rotinas e sobretudo ajudamos as nossas filhas a crescer num mundo menos preconceituoso e sem fronteiras, onde a mudança é encarada de forma natural.

Neste momento somos família de boas vindas de um estudante brasileiro integrado no programa Gira Mundo, e após uma semana com o Diogo a experiência de ter um rapaz cá por casa tem superado as nossas expectativas, é um jovem reservado mas empenhado nas rotinas familiares e escolares.

Esta semana foi recheada de comemorações, no domingo celebrámos as festas da aldeia dos avós, na segunda-feira os anos da nossa filha mais nova, na terça-feira os 80 anos da avó materna e o Diogo viveu com intensidade todos esses momentos interagindo de forma natural e alegre com toda a família.

É pois, um momento de conhecimento mútuo que nos tem ajudado a fugir ao natural comodismo das rotinas diárias e sobretudo a alargar os nossos horizontes afectivos e culturais.

Parece-nos que será difícil “abrir mão” do nosso filho Diogo e o que seria uma experiência de 1 mês vai provavelmente durar mais 5…

Bem-vindo Diogo!

Família Rosete
Família de boas-vindas de um estudante AFS do Brasil – Gira Mundo
2018, Leiria