Olá! O meu nome é Carolina e estou há 4 meses na cidade de Kassel, na Alemanha.

Posso dizer sinceramente que estes últimos meses da minha vida foram dos mais desafiantes que já vivi. A menos de metade da minha experiência AFS já tive das piores e melhores vivências da minha vida.

Fazer intercâmbio é como uma montanha russa. Tem os seus altos e baixos, e por mais difíceis que estes sejam sem estar em baixo não dá para subir.

Neste ano estou a aprender uma nova língua, gastronomia, cultura e novas pessoas, mas sobretudo estou a aprender sobre mim. Estes quatro meses deram-me mais claridade sobre a pessoa que sou, a pessoa em que me estou a tornar e a que quero ser do que alguma vez teria ficando no sítio que sempre conheci.

O caminho não é fácil, especialmente quando não se percebe a língua. Tentar comunicar sem saber como, tentar estar presente na escola sem compreender, tentar fazer amigos sem qualquer ponto de partida é um desafio. Mas um desafio que vale muito a pena. Um desafio que te dá experiências que mais ninguém tem. E um desafio que depois de ultrapassado te dá uma felicidade que só vivendo se percebe.

Todos os dias são uma nova experiência, mesmo estando numa rotina, há sempre algo novo que acontece, nem que seja apenas aprender novas palavras. As coisas que pensava ser banais aqui são tudo menos isso. Até ir ao cinema e ver um filme todo em alemão tentando perceber todas as palavras!

Todos os dias sinto-me como uma criança, entusiasmada com coisas que para os alemães são normais, mas que para mim são completamente novas como a neve, fazer ski, os mercados de natal, patinar no gelo, lançar fogo-de-artifício na passagem de ano ou mesmo a música. E nada me faz sentir melhor que experienciar tudo isso com as fantásticas pessoas que já conheci.

Agora tenho três famílias: a minha maravilhosa família portuguesa, que só depois de estar longe deles valorizei como merecem; a minha fantástica família alemã, que me faz rir todos os dias, que mudou completamente a minha experiência quando estava disposta a acolher-me assim que ouviu falar de mim e a minha família AFS, composta por todos os outros estudantes que estão aqui comigo, que me ajudam incondicionalmente, que me dão dos melhores momentos da minha vida e que me mostraram que o tempo de uma amizade é extremamente irrelevante, que verdadeira amizade e família está espalhada por todo o mundo!

Um intercâmbio não é o “típico” modo de aprendizagem, contudo é um que poder ter é o maior privilégio de qualquer estudante!

Obrigada AFS!

Carolina Virtuoso
Estudante AFS 2017/2018 | Portugal – Alemanha