Foi no dia 10 de Setembro que a nossa vida mudou novamente. A Viola entrou de rompante na nossa família. As nossas filhas mais velhas, a Mariana de 12 anos e a Matilde de 9, pediam diariamente uma irmã AFS. Optámos por uma menina italiana por termos uma bebé de 2 anos e anteciparmos que a comunicação seria facilitada com uma filha AFS dessa nacionalidade. A Viola foi indiscutivelmente a escolha consensual. Chegou e sentimo-nos quando como chegamos da maternidade com um novo ser. Que na realidade não compreendemos bem, a que nos temos de adaptar e que tem de se adaptar a nós. Um misto de excitação com preocupação. Como seriam os nossos dias daí em diante? Gostaria de nós? Amaria as nossas filhas? Respeitaria os nossos hábitos e as nossas tradições? Seria amada pela nossa família alargada?

Passou tudo demasiado depressa. Numa semana a Viola começou a falar português (estudou muito…), foi conhecendo as nossas (des)rotinas. Uma família (super)numerosa, para além de mil afazeres, tem sempre o factor surpresa no dia-a-dia e a Viola acompanhou esta caminhada desde o primeiro momento, como se sempre tivesse sido assim para ela. O choque cultural tem sido gerido de uma forma muito suave. Talvez o maior desafio, uma vez que adora a comida portuguesa, a escola portuguesa e o conceito de família português, seja a irmã do meio, que no alto da sua rebeldia dos 9 anos, todos os dias lhe impõe uma grande dose de paciência. A Viola gosta de participar em todas as nossas tarefas, adora viajar e conhecer Portugal, delira com os nossos monumentos e aprecia cada comida típica. Ajuda a cuidar das irmãs, da avó e procura muito o nosso carinho e aconchego ao final do dia quando nos reunimos. Um destes dias, quando entrei em casa ao final da tarde, senti um leve aroma a carne. Estranhei. Quando vi a Viola, disse-me no seu português quase perfeito: “Olá, estou a comer frango ao lanche. Já sou uma verdadeira portuguesa.” Sorri. Sei que já ama este país como se também fosse um pouco seu e nós já não sabemos como era a nossa vida antes desta nossa filha nos entrar pela família e coração adentro.

Daqui a uns meses partirá deste nosso ninho, e não é fácil pensar que a nossa vida mudará novamente para sempre. Os filhos são do mundo e a nossa Viola partirá para o mundo, certa que encontrará aconchego nos nossos braços, sempre que o procurar. Obrigada AFS por nos aumentar a família e por nos permitir crescer no amor.

Patrícia e Pedro,
Família de Acolhimento de uma estudante AFS de Itália
2017, Leiria