Olá. Sou o Paulo, tenho 17 anos e resido em Vila Nova de Gaia.

Sendo filho único tentei sempre encontrar forma de saciar a curiosidade de ter um irmão, mas nunca pensei que a solução viesse de outro continente.

Eu e a minha mãe ouvimos falar dos programas AFS. Ponderamos na decisão e dispusemo-nos a acolher o Joaquin – estudante semestral, de 16 anos oriundo do Paraguai. Penso que a escolha foi ditada pela curiosidade de diferenças culturais/hábitos alimentares.

Inicialmente foi estranho mas, ao fim de umas horas parecia que nos conhecíamos desde sempre. A partir daí predominaram brincadeiras, muitos passeios para mostrar a beleza do nosso país e a boa gastronomia. O Joaquin adorou o nosso peixe, os doces conventuais e, claro, as francesinhas.

O envolvimento do Joaquin nas nossas atividades diárias foi muito interessante…”obriguei-o” a ir às minhas provas de ginástica acrobática e acabou por integrar a nossa claque e ser perito nas avaliações. Em casa comeu muitas coisas que não conhecia, essencialmente peixes, legumes e alguns mariscos (incluindo tremoços!)!!! Todos os espaços deixaram de ser meus e passaram a ser nossos…o nosso quarto/quarto de banho/guarda-fatos/televisão… até a minha mãe passou a ser nossa!

Com esta experiência adquiri muitos conhecimentos, fiz novas amizades, criei ligações com os estudantes AFS que conheci.

A despedida foi difícil, agora a casa está mais vazia e estes espaços nunca voltarão a ser meus…serão para sempre também do Joaquin… e do outro lado do mundo temos um irmão/filho e mais família que brevemente irei visitar!

Paulo Azevedo | Irmão de Acolhimento AFS
2016, Vila Nova de Gaia