Tanto os voluntários como os profissionais da Intercultura – AFS servem a sua Missão com empenho e dedicação, mas também com brio e conhecimento de causa. Para que tal seja possível, a organização proporciona-lhes oportunidades de motivação e de formação contínua, bem como de reconhecimento e de crescimento pessoal.

Os voluntários e os profissionais da Intercultura – AFS respeitam procedimentos e padrões de qualidade, definidos aos níveis nacional e internacional e partilhados por todos, contribuindo para o cumprimento da sua Missão..

Ser voluntário AFS
Um voluntário da Intercultura – AFS pode contribuir numa diversidade de actividades seja as ligadas mais directamente aos nossos Programas, como a promoção da organização junto da comunidade local, o recrutamento, entrevista e orientação de participantes nos intercâmbios (estudantes, famílias e escolas de acolhimento), ou as mais direccionadas para funções de liderança, nos diferentes níveis local, nacional ou internacional.

O que é que os voluntários da Intercultura – AFS fazem?
Os voluntários AFS organizam e desenvolvem todas as diferentes actividades e tarefas necessárias para a gestão dos programas de intercâmbio. Os Voluntários AFS:

- Recrutam, seleccionam, orientam e apoiam os estudantes que vão viver experiências de Aprendizagem Intercultural no estrangeiro;

- Recrutam, orientam e garantem aconselhamento às famílias de acolhimento voluntárias;

- Trabalham com as escolas que integram os estudantes estrangeiros que vêm para o nosso país não só para garantir apoio nos processos mais administrativos mas também para que toda a comunidade escolar possa participar nessa experiência de Aprendizagem Intercultural;

- Organizam actividades especificas para os estudantes estrangeiros (estudantes de acolhimento);

- Fazem angariação de fundos e promovem a divulgação da actividade da organização nos meios de comunicação social.


O que é que a Intercultura – AFS providencia?
A Intercultura-AFS pretende que os seus voluntários possam retirar o mais possível da sua experiência de voluntariado. Para que isso aconteça garante:

- apoio e desenvolvimento da rede de voluntariado através da sede nacional;

- oportunidades para os voluntários desenvolverem as suas competências e adquirirem experiência em diferentes áreas da actividade da organização;

- momentos de formação para o desenvolvimento das suas competências;

- oportunidades de encontro e partilha com outros voluntários envolvidos na AFS local, nacional e internacionalmente;

- reconhecimento do serviço prestado à organização por diferentes meios.