Viver, estudar e ser voluntá[email protected] no estrangeiro e em comunidades diversas constituem experiências de mudança que duram uma vida inteira!

Os programas AFS têm como principal objectivo fomentar as competências interculturais dos participantes: a capacidade de adaptação a contextos multiculturais e o enquadramento em cenários internacionais. Recorrendo a métodos de aprendizagem empírica e estruturada, tanto os participantes como as famílias de acolhimento têm a oportunidade de alargar as suas perspectivas e aprender uns com os outros, desenvolvendo, ao longo do processo, as suas capacidades de comunicação. O resultado revela-se numa preparação consistente para saber estar e viver numa sociedade global diversificada.

STUDENT_CURRICULUM
O que é o Percurso de Aprendizagem do/a estudante AFS?

O Percurso de Aprendizagem [email protected] Estudante AFS contempla diferentes Objectivos Educacionais com a intenção de capacitar os jovens para uma cidadania global activa.

Recorrendo a métodos de aprendizagem empírica e estruturada, @s estudantes AFS têm a oportunidade de alargar as suas perspectivas, ganhar uma noção do mundo para lá das suas comunidades e sentir-se confortáveis na interacção com pessoas de outros países e culturas. O resultado revela-se numa preparação consistente para saber estar e viver numa sociedade global diversificada.

Com o intuito de atingir estes objectivos foram desenvolvidos materiais, actividades e reflexões para desenvolver e pôr em prática competências valorizadas nacional e internacionalmente. Estas incluem:

  • Pensamento crítico e resolução de problemas
  • Criatividade e inovação
  • Cooperação e comunicação

Para além disso, participar num Programa AFS possibilita:

  • Aprender como comunicar e como fazer amigos com pessoas de diferentes culturas
  • Reforçar a auto-confiança e alargar as suas perspetivas sobre estereótipos culturais e temas globais
  • Aprender, em primeira mão, sobre o impacto da cultura nos valores e nas decisões que tomam
  • Verem-se através dos olhos dos outros
Como é que o Percurso de Aprendizagem [email protected] Estudante AFS apoia @s estudantes na adaptação a um novo ambiente?

A rede AFS, bem como a Intercultura, disponibilizam diversos recursos e materiais para envolver e acompanhar @s estudantes nas suas experiências de aprendizagem, ajudando-os a compreender e encarar as suas vivências quotidianas e a aprender com as suas reacções a novas, e por vezes difíceis, situações.

Este apoio é facilitado aos estudantes antes, durante e após a sua experiência no estrangeiro através de sessões de orientação. Os estudantes reúnem ainda, pelo menos uma vez por mês, com um/a Voluntário/a de Contacto com formação e experiência para mediar este processo de aprendizagem. Todas estas sessões possibilitam que @s estudantes AFS desenvolvam uma valorização mais profunda das diferenças culturais, compreendam formas mais apropriadas para lidar com elas e possam utilizar estas aprendizagens ao longo da vida.

Intercultural learning and training at all levels:

HOW ARE AFS HOST FAMILIES PREPARED AND SUPPORTED TO WELCOME STUDENTS FROM OTHER COUNTRIES AND CULTURES?

AFS Host Family Intercultural Learning Journey, built on specific intercultural learning objectives and facilitated by trained staff and volunteers, helps families:

  • Explore and build their intercultural awareness and understanding as individual global citizens and as a family
  • Better support their hosted student’s integration into a new culture, as well as her or his intercultural educational experience outlined in the AFS Student Learning Journey & Curriculum
  • Share their culture and learn about new cultures from their hosted students.
Learn More
HOW ARE THE VOLUNTEERS TRAINED TO SUPPORT THE STUDENTS INTERCULTURAL LEARNING PROGRAM?

AFS volunteers and staff are trained on a number of relevant topics, including through the AFS Intercultural Link Learning Program, an AFS network-wide intercultural training and assessment program designed to improve the intercultural competence of volunteers and staff, and enhance our expertise in helping others become more interculturally competent.