A República Checa é conhecida pelo seu apoio a escritores, artistas e pelo estilo de vida boémio, mostrando-nos um festival de arte, história, misticismo, tolerância, extroversão e simpatia! Fora da capital histórica de Praga, é possível encontrar zonas rurais repletas de florestas, montanhas, rios, terras agrícolas, aldeias e a maior concentração de castelos perfeitamente preservados da Europa. Se adoras arte, história, natureza variada e pacifica, este país é o local perfeito para ti!

Jovens checos/as gostam de socializar e de passar tempo ao ar livre, a fazer caminhadas, andar de bicicleta e nadar no verão ou esquiar no inverno. Participar em actividades extracurriculares como desporto, musica, teatro e cursos de ciência informática, são uma oportunidade a a não perder!

Família de acolhimento e comunidade local

A maioria dos/as estudantes AFS são acolhidos nas grandes cidades como Praga e Brno, bem como nas áreas rurais da Boémia e da Morávia. As famílias costumam receber os/as estudantes de forma calorosa! São muito unidas, raramente têm mais de dois filhos, mas é comum a família alargada morar na mesma casa, principalmente os avós. Nas pequenas cidades as pessoas vivem em apartamentos, mas gostam de visitar as suas casas de campo nos fins-de-semana.

Escola

Em geral os/as estudantes AFS são colocados em escolas secundárias públicas de preparação para a universidade – os “gymnasium”. É comum os/as estudantes passarem o dia com a sua “turma da árvore”, um grupo de estudantes que frequenta as mesmas aulas em conjunto. Não é necessário usar uniforme, mas é normal tirar os sapatos e calçar pantufas ou chinelos quando se entra na escola.

Uma publicação partilhada por č (@chayn88) a

Alimentação

A população checa aprecia a sua gastronomia, que resulta de uma mistura de influências alemãs, húngaras e polacas. Os pratos mais populares incluem dumplings, carne, batatas e arroz. A maioria dos pratos são cobertos por um molho espesso, legumes ou chucrute. Os condimentos mais comuns englobam bacon, sementes de funcho e muito sal. Apesar da dieta checa conter muita carne, o vegetarianismo é também muito aceite.

Língua

Na República Checa a língua oficial é o checo, embora muitas pessoas saibam falar Inglês, Eslovaco, Polaco, Alemão ou Russo. Ter um conhecimento básico de Inglês poderá ser útil no início do intercâmbio e ajudar a aprender a língua local. A AFS disponibiliza cursos de língua para os primeiros meses do programa ou materiais para aprender a língua por conta própria antes de iniciar a intercâmbio.

Programas AFS disponíveis para este destino: