Os Alpes, com os seus glaciares, cascatas, castelos e mosteiros, cobrem dois terços da Áustria. Não é pois surpreendente que se diga que os Austríacos inventaram o esqui no século XIX, ou que são ávidos adeptos do montanhismo – quando não estão a pedalar nas ciclovias junto do Danúbio. Mesmo assim a maioria dos Austríacos vive nos vales, em comunidades unidas que respeitam a cortesia e boas maneiras e em troca têm uma calorosa hospitalidade.

Família de acolhimento e comunidade local

A maioria das famílias de acolhimento vive em áreas suburbanas. As horas das refeições são boas ocasiões para aproveitar tempo em família.

Escola

Em princicípio o/a estudante AFS irá frequentar uma Escola Secundária pública. Em geral o período de aulas decorre entre as 8h e as 14h ou 17h, dependendo dos dias. Por vezes são ainda marcadas aulas para o sábado de manhã. Os/as estudantes têm entre 6 a 8 aulas por dia, de acordo também com as aulas extracurriculares que se escolhe.

Alimentação

A gastronomia representa um prazer cultivado pela população austríaca, pelo que as refeições são compostas por alimentos ricos e saborosos, que incluem sopa, carne (muitas vezes porco) com batatas, saladas, legumes e sobremesa. Outros alimentos populares incluem salsichas, sandes, doces (como o “Strudel”) ou sobremesas (como o clássico “Sachertorte”, um bolo de chocolate com cobertura de alperce e chocolate preto), ovos e muitos tipos diferentes de queijos e maçãs.

Língua

A língua oficial da Áustria é o Alto-Alemão, embora cada região tenha também o seu próprio dialeto. As outras línguas faladas no território englobam ainda turco, sérvio, esloveno, croata e húngaro. É aconselhável ter alguns conhecimentos básicas de alemão antes do intercâmbio. De qualquer forma, a AFS Áustria disponibiliza um curso de língua para aprender alemão antes e durante o intercâmbio.

Programas AFS disponíveis para este destino: