Os meus três meses em Portugal

Olá, chamo-me Ilaria, a nova «italiana» do Colégio Valsassina, e pediram-me para escrever um resumo da minha experiência de intercâmbio em Portugal. Posso começar por dizer que, em apenas três meses, vivi a aventura da minha vida!

Quando cheguei a Portugal, não sabia quase nada sobra a cultura portuguesa mas tive a sorte de ser acolhida por uma das famílias melhores do mundo, que me fez aprender muitos aspetos da cultura deste país. Desde o primeiro momento, fui tratada como um membro dessa família e não há nada melhor para te fazer sentir bem quando entras em contacto com um ambiente totalmente desconhecido. Estes três meses foram como um grande choque com a cultura Portuguesa, a começar pela comida (que me fez engordar muito, porque é ótima) e a acabar estudando a História de Portugal e os autores que fazem parte dela. Fiquei completamente apaixonada por Lisboa, com as suas ruas estreitas, as suas casas coloridas, os azulejos, o perfume de limpo das roupas que as senhoras deixam fora da casa para secar nas ruas do bairro da Graça. Adoro os castelos, as infinitas paisagens verdes que eu vi da janela do carro, quando eu e a minha família fizemos viagens fora de Lisboa, as praias portuguesas. Amo e odeio tomar banho no oceano tão frio. Gosto também do sorriso dos portugueses e da hospitalidade deles. Eu adoro esta língua tão suave, que um dia espero aprender ainda melhor do que já aprendi até agora. Gosto muito do meu quotidiano aqui e deixar tudo isso, para mim, significa deixar um bocado da minha vida.

Participar num programa de intercâmbio significa sentir a conexão entre ti e os teus pais de acolhimento sempre a crescer, significa também aprender a cada dia onde encontrar mais coisas em casa, entrar em contato com a vida quotidiana de pessoas que nunca tinha visto antes, voltar para a casa depois de um dia intenso e ter festinhas de um cão que, a cada dia que passa, está sempre mais apaixonado por ti.

O programa de intercâmbio é também pessoas. Pessoas que olham para ti como se fosses um “alien”, pessoas que querem falar contigo, mas têm medo, pessoas que, pelo contrário, se aproximam de ti e não se arrependem. Pessoas que não tiveram paciência para te conhecer e pessoas que foram capazes de esperar e agora são amigos, amigos verdadeiros. Pessoas que esperam que fiques mais tempo, pessoas que não são muito simpáticas e aquelas pessoas que para brincar contigo falam mal do teu país na esperança que fiques ofendida.

O programa de intercâmbio faz-te descobrir quem tu realmente és, e todo o teu potencial que não encontraste antes na tua vida. Faz-te aprender que tu és uma pessoa que conhece a sensação de estar sozinha num mundo novo e completamente diferente, uma pessoa que é capaz de superar as dificuldades sem ninguém realmente conhecido e descobrir que podes realmente fazê-lo. Uma nova pessoa, mas não inteiramente. Aprendi durante estes três meses que se realmente quero conseguir realizar os meus objetivos tenho que desejar tudo com todas as minhas forças sem ter medo de nada, porque é só uma barreira que impede de alcançar tudo o que quero fazer.

O programa de intercâmbio é também pensar, pensar sobre tudo. É confrontar-se todos os dias com hábitos estranhos, comida estranha, língua estranha. Às vezes, os meus dias foram tão cansativos que adormeci no autocarro no caminho de volta da escola e fiquei perdida muitas vezes em Lisboa. Às vezes penso nos meus pais e nos meus amigos em Itália e como será voltar para a minha vida de antes. Penso também nos programas de fim-de-semana com a família e com quem tenho de almoçar depois da escola entre os meus novos amigos. Também penso em como é maravilhoso ouvir televisão e rádio numa outra língua, que com muita paciência cada dia aprendo mais.

O programa de intercâmbio é também os estudantes de intercâmbio. São rapazes e raparigas que estão a viver a mesma experiência que tu, e a sentir as mesmas emoções, são as pessoas que te entendem melhor. São aquelas pessoas que precisam de uma hora para se tornarem surpreendentemente amigos e todo o tempo do mundo para se separarem. Pessoas que não sabes se vais voltar a ver de novo na tua vida, mas a última coisa que queres fazer é ficar longe deles. Ser um “exchange student” significa fazer parte de uma grande família que inclui todas as culturas do mundo, mas sentir-se sempre em casa.

O programa de intercâmbio significa crescer, e perceber que o mundo é igual e que não importa onde tu estás. Esta experiência longe do teu país de origem faz-te perceber que finalmente tu és independente, não interessa a idade que tens, tu podes ficar onde queres em todas as partes do mundo porque tens capacidades para conseguir fazer isso.

O programa de intercâmbio, às vezes, pode ser frustrante, porque há coisas que não podes fazer, coisas que não entendes, coisas que queres dizer, mas não podes, por vezes, coisas que dizes, mas significam completamente o oposto do que querias dizer.

Apesar de tudo, estes não são três meses na minha vida, mas é uma vida em três meses. Esta experiência não foi nada parecida com o que eu esperava, mas era tudo o que eu queria que fosse. Eu nunca vou esquecer o tempo que passei aqui, esta experiência será sempre uma parte de mim que vai ficar na minha mente para a vida inteira.

O programa de intercâmbio é algo que é difícil de entender se nunca se passou por isso.

Tenho aprendido que na vida é necessário desfrutar todo o tempo à disposição porque esta é uma oportunidade que não acontece uma segunda vez.

Eu espero que ao ler estas palavras convença alguém a viajar e a deixar a vida de todos os dias para mudar o mundo, por muito pouco que seja.

Muito obrigada pela vossa atenção e acolhimento.

Beijinhos…

Ilaria Sorge
Estudante de Itália em Portugal (Lisboa)
Programa AFS 2015-2016