O ano de um “Another Fat Student”

 “Saudade é amar um passado que ainda não passou. É recusar o presente que nos magoa. É não ver o futuro que nos convida…”

A expectativa, o primeiro momento e a realidade. Lembro-me como se fosse hoje a ultima vez que iria ver Portugal, a minha casa, a minha nação e a minha vida.

Estava seguro que tudo mudaria assim que aterrasse. O ano AFS, é um ano de mudança e de crescimento a nível físico, psicológico e emocional.

Eu sonhei com esta experiência toda a minha vida e não acreditava que finalmente estaria prestes a começar. Às vezes não sabia como explicar às pessoas como me sentia e o que imaginava que me iria acontecer. O meu ano AFS passou-se no Tirol, nos maravilhosos Alpes Austríacos. Tudo mudou de um momento para o outro. As largas cidades desapareceram e foram substituídas por enormes montanhas gélidas com enormes cumes e cheiros característicos. A minha família acolheu-me de braços abertos e poderei dizer que foi como amor à primeira vista.

Fazer o programa requer uma mente aberta, emocionalmente forte e tolerante. O processo de adaptação não foi fácil, mas tinha sempre o apoio de todos os que lá estavam incluindo os meus pais que sempre me trataram como um verdadeiro filho.

Os bons momentos que passei com o meu irmão, as festas e aulas que partilhei com os meus colegas de escola e os novos “irmãos” AFS que conheci de outros países que estavam a fazer o programa na Áustria são algo que nunca irei esquecer.

O programa treina-nos para algo que não existe preparação no futuro.

Todas as mudanças que como o país, a língua alemã, a escola e especialmente a comida, foram diferenças que a AFS me proporcionou que hoje me tornaram uma pessoa mais prática, tolerante e com melhor capacidade de adaptação.  Às vezes surgem-nos oportunidades como podermos aprender 6 línguas num ano, no meu caso, algo que só a AFS pode proporcionar.

Continuo feliz e satisfeito com a minha decisão. Foi algo que me mudou. O melhor ano da minha vida, em que aprendi e cresci mais. Sei que não foram 10 meses fáceis, mas é algo pelo qual estou grato e que trarei sempre comigo até ao fim.

Como uma amiga minha me disse – “It’s hard to build a life for 17 years and leave it for 10 months, but it’s harder to build a life in 10 months and leave it forever.”

Estudante AFS 2017/2018 | Portugal – Áustria