Viajar para o estrangeiro é uma experiência que todas as pessoas deveriam viver pelo menos uma vez na vida, porque é uma aventura enriquecedora, onde todos os dias ganhamos novos conhecimentos uns com os outros. Viajar é uma prática incrível, ainda mais se tivermos a oportunidade de viver durante algum tempo num país diferente.

Ter a oportunidade de conhecer mais para além das próprias fronteiras, experimentar novos costumes, aprender uma cultura diferente e mostrar o meu país; Foi e sempre será uma das experiências mais significantes e marcantes da minha vida.

O facto de um dia apanhar um avião, pisar solo estrangeiro e começar a acordar num ambiente diferente do que se está habituado, foi difícil por ser uma situação que não nos acontece com frequência.

No entanto, todos os dias aprendi coisas novas, como por exemplo, lidar com pessoas que ao princípio eram completos estranhos mas que, com o passar do tempo, se tornaram amigos, bem como criar formas diferentes para comunicar de uma maneira adequada – uma vez que, estar num local onde falam um idioma diferente da língua do teu país de origem é um pouco complicado no começo da experiência, mas faz parte dela.

Uma das maiores satisfações é, no final do dia, quando conversas com os teus familiares queridos ou com as pessoas que conheces desde sempre e lhes contas tudo o que aconteceu durante as aulas de manhã e à tarde e, apesar dos tempos difíceis, há sempre algum acontecimento positivo e alguma aprendizagem. Para além disso, é muito agradável quando te reconhecem pelo teu país e pela tua cultura; quando os amigos te apresentam a outras pessoas e dizem “Ela é da Costa Rica” ou “ela é a minha amiga latina”, ou como quando te identificam porque a tua selecção nacional de futebol ganhou uma partida ou algo parecido.

Viver noutro país faz-nos crescer como pessoas e, certamente, depois de ultrapassar todos as experiências que envolvem estar fora do país, não serás a mesma e poderás ver o mundo com olhos diferentes.

Lisa, estudante AFS 2016-2017
Programa AFS Costa Rica-Portugal