Sermos família de acolhimento AFS ultrapassou todas as nossas expectativas! Acolhemos a Maria Paula da Costa Rica em Janeiro de 2014 e a estadia, que seria somente até meio de Junho, prolongou-se até quase final de Setembro… e mesmo assim foi muito pouco tempo!

A nossa motivação inicial foi proporcionar uma irmã mais velha à Daniela, a nossa filha com 11 anos na altura, que era filha única e agora tem uma mana mais velha do outro lado do oceano! E ao mesmo tempo proporcionar a uma jovem o contacto com outra realidade, outro país, outra língua. Mas para nós, tornarmo-nos pais de uma rapariga de 17 anos também foi fantástico e muito enriquecedor.

Agora temos duas filhas, a mais velha vive muito longe geograficamente, mas sempre dentro do nosso coração. Desde que partiu em Setembro do ano passado falamos/trocamos mensagens quase todos os dias e acompanhamos a sua vida quotidiana, quase como se ainda vivesse connosco. Mas mesmo assim a saudade é imensa… contudo toda a tristeza que agora sentimos vale bem a pena em troca do privilégio de termos partilhado a nossa vida com a nossa Tica linda!

A Maria Paula tem uma personalidade fantástica, sempre muito divertida, bem-disposta e muito aberta a novas experiências. Adora a gastronomia portuguesa (ai os enchidos e os pastéis de nata!) e apesar das dificuldades iniciais, aprendeu Português muito rapidamente e integrou-se na rotina da família de um modo muito natural. A hora de jantar era sempre recheada de muitas gargalhadas (as da Mari são lendárias!) e as viagens em família – percorremos Portugal de Norte a Sul – foram maravilhosas. É muito interessante vermos o nosso próprio país com outros olhos, partilhar a nossa cultura, a nossa música e a nossa história e ficarmos a conhecer modos de vida e culturas diferentes. Abrem-se horizontes e aprendemos a cultivar a diferença.

Queremos definitivamente repetir a experiência e recomendamos vivamente pois a troca de afetos, experiências e conhecimentos é incomparável.

Família Ribeiro | Família de Acolhimento de Maria Paula
Programa AFS Costa Rica-Portugal 2013/2014