A Costa Rica é o país com maior variedade de flora e fauna da América Central. Parte do território é  coberto por florestas tropicais, bosques, selvas, cordilheiras, vulcões, planícies costeiras, praias e reservas ambientais! É um país amigo do ambiente  preocupado com a preservação dos recursos naturais. A Costa Rica aboliu o exército no dia 1 de Dezembro de 1948, a inexistência de despesas militares é direccionado para o investimento na educação e na saúde. Os Costa Riquenhos valorizam a democracia a paz e a liberdade politica.

É uma sociedade mestiça de diferentes proveniências, parte de ascendência europeia, ameríndia e africana e ainda uma pequena minoria indígena. A língua oficial é o castelhano e a religião com maior expressão é a católica, praticada por cerca de 75% da população. O futebol é o desporto mais popular. A economia é dependente do turismo, agricultura e exportações de bananas, café, frutas e de produtos electrónicos.

Os seus habitantes  tendem a ser confiantes e amigáveis. Gostam de partilhar a sua cultura e actividades sociais com recém chegados. ‘Pura vida’ – é o mote nacional.

 

Família de acolhimento e comunidade local

O/a estudante AFS poderá ser acolhido em qualquer zona da Costa Rica, mas o mais provável é ser recebido numa área suburbana ou urbana. A vida familiar e a partilha entre os membros da família alargada desempenham um papel fundamental para a população da Costa Rica. As refeições são muitas vezes acompanhadas de conversas apaixonadas sobre diversos assuntos e os almoços de fim-de-semana podem estender-se pela tarde.

Escola

Em princípio o/a estudante AFS irá frequentar uma Escola Secundária pública, que irá decorrer entre Fevereiro e Dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 16h30. É comum usar-se uniforme. É possível participar em actividades extracurriculares na escola ou na comunidade de acolhimento, como campeonatos desportivos, grupos de música entre outros, dependendo do interesse dos/as estudantes.

Língua

Na Costa Rica a língua oficial é o espanhol, embora algumas pessoas também dominem o inglês. Não é necessário ser fluente em espanhol antes do Programa AFS começar, mas ter um conhecimento básico de espanhol ou inglês poderá ser útil.

Alimentação

A dieta da Costa Rica é muito baseada em batatas, ovos, milho, arroz, feijão e lacticínios. Carne e peixe podem ser incluídos nalgumas refeições durante a semana. Existe também uma grande variedade de frutas e legumes frescos, e sumos de fruta deliciosos.

Programas AFS disponíveis para este destino: