Odemira,  20 a 25 de Julho 2011
'Promover a Multiculturalidade através do Trabalho Voluntário'

O conceito do Volunteer Summer Summit
Em 2008, a EFIL iniciou a tradição de organizar o Volunteer Summer Summit (VSS) para garantir um desenvolvimento contínuo e partilha de boas práticas dentro da rede AFS – organizações de mais de 50 países que promovem a Paz, há mais de 50 anos, através de intercâmbios internacionais de aprendizagem intercultural (www.afs.org). Esta cimeira é uma oportunidade de aprendizagem e um contributo para a motivação do voluntariado na rede, com um crescente interesse por parte das organizações parceiras.

O VSS promove um enquadramento para a promoção da aprendizagem intercultural dentro da rede AFS/EFIL e estimula no voluntariado o sentimento de pertença a uma comunidade inclusiva de voluntários. Dentro do espírito do Ano Europeu do Voluntariado, Portugal acolheu o VSS2011, de 20 a 25 de Julho de 2011, organizado pela Intercultura-AFS Portugal em cooperação com a EFIL, e subordinado ao tema 'Promover a Multiculturalidade através do Trabalho Voluntário'.

O Ano Europeu do Voluntariado 2011
O Conselho de Ministros da União Europeia declarou o ano de 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa. Esta resolução pretendeu celebrar o compromisso de 94 milhões de voluntários europeus e, também, assumir o desafio de chegar aos três quartos da população europeia que ainda não participa em qualquer actividade do voluntariado.

O Volunteer Summer Summit procurou promover os quatro objectivos do AEV:

• Reduzir os obstáculos ao Voluntariado na UE;

• Promover e capacitar as organizações de voluntários e melhorar a qualidade do voluntariado;

• Reconhecer o trabalho voluntário;

• Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado.