O que é o Programa Gira Mundo?
O Programa Gira Mundo trata-se de um Programa de Acolhimento semestral destinado a 25 bolseiros do Ensino Secundário do Brasil, que terão a oportunidade de estudar e viver em Portugal durante um semestre, entre Janeiro a Junho de 2018.

Qual o perfil destes estudantes?
São 25 estudantes brasileiros, entre os 15 e 18 anos, bolseiros e com elevado desempenho académico. Para cada um/a dos/as estudantes será necessário encontrar uma família de acolhimento em Portugal! O perfil de cada um/a pode ser encontrado em:

acolhaestudantesafs.org

Qual o objectivo do Programa?
O objectivo do Programa é proporcionar a estudantes do ensino secundário brasileiro oportunidades de interacção com a cultura e métodos de ensino portugueses e, por outro lado, motivar alunos e professores da rede pública estadual brasileira de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Durante a sua estadia em Portugal @s estudantes iniciarão um projecto nas áreas da cidadania, diferenças e similaridades sócio-culturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações, entre outros temas, a serem desenvolvidos posteriormente na sua escola e região após o seu regresso ao Brasil. Estes estudantes promoverão acções de desenvolvimento na comunidade educativa no estado da Paraíba, tornando-se assim multiplicadores do Programa Gira Mundo nas suas localidades.

Organização
O Programa Gira Mundo é financiado pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, Brasil, e promovido, em parceria, pela Intercultura-AFS Portugal e pelo AFS Brasil.

Mais informações

O Programa AFS Gira Mundo está organizado à semelhança dos Programa AFS de Acolhimento anual, trimestral e semestral. Por isso, a restante informação sobre famílias de acolhimento, processo de candidatura, apoio da Intercultura-AFS, entre outros dados, pode ser encontrada na página “Acolher Estudantes“.

Abra a sua casa ao mundo: acolha estudantes AFS!