Subpage-banner-41

50 anos em Portugal

Logo_50_anos

Em 1956, a Intercultura-AFS assumiu o compromisso de promover a paz e compreensão entre os povos.

Os programas de intercâmbio, enquanto experiências de Aprendizagem Intercultural, foram o método encontrado para alcançar estes objectivos e, ao longo de 50 anos, a Intercultura, com os seus parceiros da rede AFS, formaram gerações de Homens conscientes da diversidade e da importância do pensamento global.

Em 2004, o especialista em comunicação intercultural e director da Hammer Consulting LLC (organização de resolução de conflitos e de crises interculturais), Dr. Mitchell Hammer, concluiu um dos estudos mais abrangentes e cientificamente fundamentados sobre o impacto do intercâmbio de educação internacional em estudantes do ensino secundário.

O “Estudo do Impacto Educacional da Experiência AFS”, um trabalho de investigação independente, desenvolvido durante três anos, identifica as competências adquiridas pelos participantes, tendo por comparação a sua rede de amigos que não teve uma experiência de aprendizagem intercultural.

Aproveitando a visita do Presidente do AFS Internacional, Francisco “Tachi” Cazal, a Intercultura promoveu no dia 15 de Dezembro, nas Instalações do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom, em Lisboa na Praça do Príncipe Real,no dia 15 de Dezembro uma Sessão de Apresentação do Estudo de Impacto Educacional da Experiência AFS.

No dia 16 de Dezembro de 2006 decorreu o Jantar Comemorativo dos 50 anos de existência da organização, que reuniu cerca de 200 presenças entre ex-participantes, voluntários, estudantes estrangeiros e famílias de acolhimento.

Delfins 2006

O Voluntariado é a base de fundação do AFS – os Parceiros são geridos por Direcções de voluntários. As famílias que acolhem os estudantes são voluntárias. A tradição do voluntariado na organização reporta ao seu início quando os participantes, regressados a suas casas, estabeleceram associações AFS em apoio aos Programas.

Os Delfins são os prémios de reconhecimento da organização ao seu voluntariado. Procuram reconhecer o trabalho desenvolvido, seja por voluntários individualmente, seja pelas equipas de trabalho que constituem os órgãos locais.

Este ano não será excepção pelo que iremos agora apresentar os galardoados com o Delfim 2006.

Delfim Núcleo do Ano

A Intercultura – AFS Portugal tem 12 órgãos locais distribuídos pelo país. Congregando os voluntários de uma determinada região, os órgãos locais são as instâncias responsáveis pela acção da Intercultura – AFS Portugal na comunidade, tornando possível a concretização dos seus objectivos.

Pelo trabalho desenvolvido ao longo deste ano, assinalando um crescimento significativo na actividade desenvolvida nos Programas de Envio e Acolhimento o Delfim Núcleo do ano é atribuído ao Núcleo de Lisboa.

Para receber este Delfim que será entregue pela Filipa santos, membro da Direcção responsável pela área de Desenvolvimento Organizacional, chamo ao palco a coordenadora do Núcleo de Lisboa, Jaqueline Silva.

Delfim Família de Acolhimento

Pela sua dedicação à Missão da organização, espírito voluntário e participação activa no recrutamento de novas famílias, o Delfim Família de Acolhimento deste ano é atribuído à Família Soares da Maia e à família Carreiras de Vila Nova de Santo André.

Para receber este delfim, chamo ao palco Jake Ryder, filho de acolhimento da Família Soares, e na ausência da família Carreiras, Luísa loução, voluntária do Núcleo do Sudoeste Alentejano, onde esta família está integrada.

Delfim Voluntário Revelação

A Intercultura acredita na participação activa e comprometida dos jovens na construção permanente da Paz e Compreensão entre os Povos.

Por ter revelado estar à altura deste desafio e pela sua participação e dedicação incansável à actividade da organização a nível nacional, de um modo geral, e na cidade do Porto, em particular, o Delfim Voluntário Revelação do Ano é atribuído ao Voluntário Nuno Guerreiro do Núcleo de voluntariado do Porto.

Este prémio será entregue pelo Secretário-geral da EFIL (European Federation for Intercultural Learning – plataforma europeia das organizações AFS), Paul Claes.