Campos de Orientação reúnem estudantes AFS

Entre os dias 23 a 25 do mês de Outubro decorreram no Porto, Leiria e Lisboa os Campos de Orientação dos estudantes chegados a Portugal no início de Setembro para viverem a sua experiência intercultural.

Nestes Campos de Orientação pretende-se que os nossos estudantes reflitam sobre as situações com que já tiveram contacto durante a sua estadia nas famílias de acolhimento, na escola ou noutros meios sociais envolventes.

Os nossos voluntários dinamizam diversas atividades em que se pretende que os estudantes partilhem como tem sido o seu contacto pessoal e o apoio recebido na localidade em que se encontram, dificuldades que estejam a enfrentar e sugestões para as ultrapassar, reflexão sobre a sua integração na comunidade portuguesa e na nossa cultura, avaliação do nível de aprendizagem da língua portuguesa, entre outros objetivos.

Na base de todas estas atividades temos o conceito principal de aprendizagem intercultural, reconhecendo as diferenças entre a nossa cultura e a de origem dos estudantes, levar cada um a refletir sobre as suas reações a essas diferenças e compreender as expectativas interculturais na família de acolhimento e na escola.

O ambiente nestes campos tem momentos de descontração, diversão, animação, ceia partilhada com pratos típicos de cada um dos países, elaborados pelos estudantes e convívio entre todos.

O campo de Leiria teve ainda uma surpresa… convidámos as famílias de acolhimento para almoçarem connosco, participarem na formação de orientação às famílias e terminámos em grande com um lanche convívio.

Sem dúvida, um campo que ajudou os nossos estudantes e famílias de acolhimento a continuar nesta caminhada de partilha. Mas não sozinhos, porque somos todos uma grande família.

Ana Paula Ferreira,
Voluntária e coordenadora do Núcleo AFS de Leiria