Bruxelas... here we go!

Cerca de 180 estudantes do ensino secundário, de 22 países Europeus e 40 voluntários vão encontrar-se em Dowrp, perto de Bruxelas, de 1 a 5 de Dezembro. Os jovens participaram no Programa Trimestral de Cidadania Europeia (ECTP).

A organização do programa e campo final, na sua 5ª edição é a European Federation of Intercultural Learning (EFIL).

O encontro em Dworp é parte do programa trimestral e o último momento de intercâmbio antes do regresso dos jovens aos seus países de origem. Durante a sua experiência num país estrangeiro com uma cultura diferente, os participantes viveram com uma família voluntária e frequentaram a escola local. O foco do ECTP é permitir aos estudantes uma maior consciência de uma cultura estrangeira mas também estimular a sua activa participação na sociedade como cidadãos europeus.

Neste campo final os participantes terão a oportunidade de reflectir na sua experiência intercultural e tomar parte em workshops sobre a Diversidade Cultural na Europa e o significado da Cidadania Activa Europeia. Um dos pontos altos do programa será a ida a Bruxelas com a visita ao Parlamento Europeu, onde o grupo será recebido pela Ulrike Lunacek, Membro do Parlamento e ex-AFS'er da Áustria; e a visita ao Parlamentarium, o novo Centro de Visitantes do Parlamento Europeu. Vão ainda participar na Flashmob "We are European Citizens" organizada no contexto da semana de Aprendizagem ao Longo da Vida no Parlamento Europeu.

Por último, o Campo Final é também um dos eventos organizados para celebrar o Ano Europeu dos Cidadãos.

Os participantes serão acompanhados por uma equipa de 40 voluntários e antigos participantes de intercâmbio de toda a Europa. Nesta equipa estará também presente a Intercultura-AFS Portugal, com o nosso voluntário Flávio Rino.