Formação de Novos Voluntários & Formações Específicas

Este ano, a Formação de Novos Voluntários & Formações Específicas decorreram em S. Pedro do Sul, nos passados dias 8, 9 e 10 de Novembro.
A Formação de Novos Voluntários procura apresentar aos participantes o trabalho voluntário da Intercultura – AFS Portugal para que no final da formação possuam informação suficiente sobre a organização, a sua Missão e Objectivos, Programas e procedimentos, que lhes permita participar como voluntários activos nos respectivos Órgãos Locais.
As Formações Específicas pretendem aprofundar diversas competências gerais de voluntariado AFS, mas também desenvolver algumas competências específicas nas áreas de Acolhimento e de Envio.
Este ano, estiveram presentes mais de 60 voluntários, acompanhados pelos formadores Cristiana Gonçalves (Núcleo de Leiria), Joana Medeiros (Núcleo de Lisboa), Agostinho Almeida e Dúlio Santos (Núcleo da Costa Azul) e Flávio Rino (Núcleo de Aveiro). Estiveram representados voluntários de 9 Órgãos Locais, desde Faro ao Porto! O grupo era extremamente heterogéneo o que proporcionou, na prática, verdadeiras experiências interculturais e entusiásticos momentos de convívio.
Foi um fim-de-semana de muito trabalho e de intensa produção criativa, que começou já a dar os seus frutos, uma vez que diversas ideias nascidas e debatidas durante as formações começaram já a amadurecer e a ser aplicadas.