Orientar!










No fim de semana de 19 e 20 de outubro realizaram-se os campos de orientação de acolhimento dos estudantes recém chegados. De Ovar a S. Domingos de Rana, passando por Coimbra, assim aconteceram os três campos regionais para os nossos AFS'ers e as orientações a famílias de acolhimento.

Estes campos tiveram como objectivo a partilha de experiências, o ajudar os estudantes a reflectir sobre a sua actual situação e dar-lhes conselhos úteis sobre Portugal mas também, a diversão.

Durante o fim-de-semana foram feitas actividades pedagógicas que foram ao encontro dos objectivos, energizers para animar e uma ceia intercultural com sabores que começaram na Europa, da Itália à Finlândia, passando pelos Estados Unidos, a boa disposição da América Latina e ainda uma passagem no Oriente. Cada estudante trouxe músicas e danças tradicionais do seu país tornando o fim-de-semana numa autêntica experiência intercultural.

No Domingo tiveram lugar as orientações a famílias de acolhimento, onde voluntários mais experientes procuraram trabalhar as angústias, as dificuldades, mas também os aspectos mais positivos e enriquecedores dessa aventura familiar de receber alguém diferente.

De relembrar que o próximo campo de AFS realiza-se no final do mês e servirá como despedida para os nossos estudantes que partirão no final do trimestre, rumo a Bruxelas, para terminar em grande a sua experiência de Cidadania Europeia.

- Cátia Santos, Coordenadora do Campo da Região Sul

Os nossos agradecimentos às equipas de Campo.
Ovar: Ana Amélia Alves Pinho, Andreia Andrade, Flávio Rino, Inês Pascoal, Joel Ginga, Luana Gomes, Paulo Silva, Pedro Garcia, Sofia Inácio
Coimbra: Cristiana Gonçalves, Diana Portela, João Rino, Laura Rosário, Sílvia Oliveira, Zoé Moreira
Lisboa: Adriana Macedo, André Carvalho, Cátia Santos, Joana Cavaco, Jorge Cordeiro, Maria Carolina Moreira, Nuno Azevedo Mendes, Rita Saias Santos, Rita Santos, Sílvia Gabadinho.