A Turquia tem um pé na Ásia e outro na Europa – um melting pot de culturas faz a ponte entre os dois continentes. Entre a espiritualidade da religião e o espírito do empreendedor mercantil, entre castelos e mesquitas à beira mar até aos arranha-céus em grandes metrópoles encontra-se um povo mediterrânico, gentil e hospitaleiro.

Família de Acolhimento e comunidade local

O/a estudante AFS poderá ser acolhido em qualquer zona da Turquia, mas o mais provável é ser recebido numa das cinco principais cidades (ou em zonas próximas dessas cidades): Adana, Izmir, Eskisehir, Istambul ou Ancara. É muito comum as famílias turcas reunirem-se à noite em torno da mesa de jantar e assistirem televisão ou beberem chá. É também expectável receber várias visitas de amigos e parentes em casa para ter conversas animadas enquanto se bebe café ou chá.

Escola

A maioria dos/as estudantes AFS frequenta uma Escola Secundária pública de preparação para a universidade, mas alguns estudantes são também colocados no ensino privado. Um dia escolar padrão dura 7 ou 8 horas e existem duas áreas de estudo principais: Matemátia e Ciências ou Estudos Sociais.

Língua

Na Turquia a língua oficial principal é o turco, embora o Inglês, francês, alemão e italiano sejam falados por muitas pessoas em todo o país. Ter um conhecimento básico de Inglês poderá será útil. A AFS disponibiliza aulas de línguas e o voluntariado local pode organizar cursos independentes para aprendizagem da língua durante os primeiros meses de intercâmbio na Turquia.

Alimentação

A gastronomia turca é muito rica e variada, combinando estilos de dietas mediterrânicas e do Médio Oriente. Na parte ocidental do país a comida é cozinhada principalmente com azeite e ervas e na parte oriental as refeições poderão ser muito picantes e baseadas em carne. Os ingredientes mais comuns incluem cordeiro, carne e arroz e, na costa, os frutos do mar são muito populares. A beringela é o vegetal principal e normalmente serve-se com carne. As sobremesas são também famosas, como a “baklava” – um folhado doce com frutos secos – e o pudim de leite.

Programas AFS disponíveis para este destino: