Goethe disse que a Suíça era uma combinação entre o colossal e a ordem. Sem dúvida que os Alpes são um espectáculo colossal e os suíços são conhecidos pela sua ordem e organização: como banqueiros e relojoeiros. A cultura é uma mistura amigável do Alemão, Francês, Italiano e Romanche – cada qual contribui com diferentes tradições – e os suíços têm muito orgulho nesta diversidade. Há séculos que são conhecidos internacionalmente pela sua neutralidade e pela sua paixão pelo esqui e pelo chocolate!

Família de Acolhimento e comunidade local

A maioria dos/as estudantes AFS são acolhidos em cidades suburbanas de língua alemã, mas alguns são também recebidos em áreas rurais ou urbanas. As famílias suíças podem ser muito diversas, mas em geral são trabalhadoras e organizadas, têm um ou dois filhos, animais de estimação, como um gato ou um cão, e aos fins-de-semana fazem pequenas viagens para visitar família ou amigos.

Escola

Em geral, na Suíça, os/as estudantes são muito motivados e disciplinados com o seu percurso académico e o sistema escolar é muito competitivo. É provável que o/a estudante AFS seja inscrito numa escola “Matura”, uma Escola Secundária que prepara os estudantes para a entrada na Universidade. Um dia padrão começa pelas 8h da manhã e termina pelas 18h. Às quartas-feiras as aulas terminam ao meio-dia. Existem sete disciplinas obrigatórias que incluem Línguas nacionais e estrangeiras, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais e Artes Visuais e/ou Música.

Língua

A Suíça tem quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche, representando um pólo muito importante para a educação internacional. Nas áreas de língua alemã da Suíça é falado um dialecto suíço-alemão, na parte ocidental do país é falado francês, no sul fala-se italiano e nos vales alpinos fala-se romanche, uma língua que deriva directamente do latim antigo. Os/as estudantes AFS deverão ter algum conhecimento prévio da língua – no mínimo o nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas de alemão, francês ou italiano. Os/as participantes do intercâmbio poderão ainda inscrever-se num curso intensivo de línguas nas primeiras semanas do programa e a AFS Suíça oferece um curso de línguas online.

Alimentação

A cozinha suíça resulta em grande parte da união das cozinhas alpinas francesa e alemã. As iguarias mais populares incluem “fondue”, um queijo derretido com vinho branco e comido com cubos de pão, “rosti” – batata palha frita e crocante e o chocolate suíço, mundialmente famoso e amado por todo/as. As famílias suíças dão muita importância ao consumo de refeições saudáveis.

Programas AFS disponíveis para este destino: