O Império Soviético já não existe mas, mesmo sem as suas nações-satélite, a Rússia continua a ter um vasto território, cobrindo 1/8 da superfície mundial e estendendo-se por 11 fusos horários diferentes. As suas cidades oferecem uma grande oferta cultural desde os melhores museus do mundo, até os seus ballets de excelência, ópera, teatro e música. A vida familiar é muito importante e muito frequentemente podemos encontrar famílias alargadas a viverem na mesma casa com todos os seus membros prontos para apoiar quem vem de fora. Fazendo uma viagem na famosa rede ferroviária Transiberiana, que percorre o país de um extremo ao outro, podemos encontrar locais com uma beleza única e surpreendente, tal como o lago Baikal, o maior lago de água doce da Ásia, sendo ainda o maior em volume de água do mundo, e o mais antigo e mais profundo da terra.

Família de Acolhimento e comunidade local

Nas cidades ou zonas urbanas as famílias tendem a viver em apartamentos, enquanto nas zonas rurais é mais comum viver-se em vivendas ou quintas. Os avós (“babushka anddedushka”) representam um papel muito importante na família. Os fins-de-semana poderão ser passados em casas de campo da família, chamadas “dacha”.

Escola

A maioria das escolas russas são públicas. O ano lectivo decorre dentre Setembro e Maio, com três férias curtas pelo meio. Muitas escolas russas são especializadas em Matemática e Ciências, e algumas escolas oferecem aulas extracurriculares em Dança, Música ou Desporto. A escola de acolhimento organiza com os/as estudantes de intercâmbio um horário personalizado.

Língua

Na Rússia a língua oficial é o russo, mas existem ainda mais de 27 dialectos regionais oficiais e mais de 100 dialectos minoritários. É provável que a família de acolhimento não domine línguas estrangeiras, o que poderá agilizar o processo de aprendizagem da língua. Não é necessário saber Russo para participar no intercâmbio – a AFS Rússia oferece um curso intensivo à chegada e um curso de línguas durante a estadia. No final do Programa, muitos estudantes AFS passam o exame em russo na universidade e obtêm um certificado do Estado (nível B1).

Comida

Uma dieta tipicamente russa inclui refeições quentes três vezes ao dia. A sopa do almoço é um momento imperdível! A maioria das refeições inclui carne porco ou frango, batatas, massa ou dumplings. A sobremesa oferece bolos ou doces e beber café ou chá é muito comum, principalmente chá, que ocupa um lugar muito importante na cultura russa. É possível também provar pizza e sushi ao estilo russo!

Programas AFS disponíveis para este destino: